• Carregando...
Ambiensys
Ricardo Barros, CEO da Ambiensys.| Foto: Divulgação

Ao comemorar seu aniversário de 25 anos, a Ambiensys, empresa paranaense que nasceu como uma consultoria em projetos técnicos, auditorias e licenciamentos e hoje é especialista em gestão global de resíduos, projeta uma meta ousada para 2022: dobrar de tamanho. Sem revelar números de faturamento, o CEO da empresa, Ricardo Barros, diz que, ao longo deste ano, a companhia pretende crescer de forma orgânica, aumentando sua atuação dentro do Brasil, assim como - e talvez especialmente - de forma "inorgânica", por meio de aquisições e investimentos.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

A empresa tem suas razões para tal entusiasmo. Só em 2021, cresceu quase 70%, acompanhando o ritmo acelerado em que práticas de ESG (sigla para Governança Social e Ambiental) têm sido adotadas por companhias brasileiras e sul-americanas com operações voltadas para os mercados europeu e americano. "O setor ambiental, além de ter virado pauta de grandes players e marcas, tem uma grande variedade de serviços técnicos a serem ofertados e que temos a capacidade de conduzir e dar garantias ao cliente de um ótimo resultado ", diz Barros.

Leia, a seguir, a entrevista que o CEO do Grupo Ambiensys concedeu a Paraná S.A..

Ao completar 25 anos como a Ambiensys projeta 2022?

Em 2020 criamos planos para profissionalizar e preparar a empresa para um crescimento mais acelerado. Esses se mantêm como nosso principal objetivo para 2022. A profissionalização de setores-chave da empresa, além de um novo modelo de gestão implantado no início deste ano, tendem a colocar o Grupo Ambiensys em um novo patamar, permitindo pela primeira vez em 25 anos um crescimento inorgânico (meta incluída no plano de expansão da companhia). A comercialização de serviços e produtos que agreguem as políticas ESG, assim como a diversificação de soluções, com a inclusão de uma equipe de desenvolvimento de software, e novas subsidiárias que aumentam a oferta de serviços específicos, são também estratégias para podermos colher os frutos ao final deste ano.

A expansão da empresa prevê a oferta de novos serviços, conquista de novos clientes, fusões e aquisições, ampliação de quadro de pessoal?

A criação do plano de expansão da Ambiensys foi atualizada em meados de 2022, levando em consideração os fatores externos de mercado, mas principalmente o momento e maturidade das equipes e da empresa como um todo. Com o novo modelo de gestão implantado, onde controlamos os resultados de todas as ações, enxergamos uma possibilidade de crescimento além do orgânico que havíamos estipulado já em 2020, de 35% ao ano. Somado ao otimismo dos quase 70% de crescimento realizado em 2021, incluímos na nossa meta o acréscimo de 25% do nosso faturamento em aquisições. Nosso objetivo com essas aquisições é agregar know-how e serviços que possam ser ofertados aos clientes, que já vêm tendo um bom atendimento e relacionamento com a empresa. O setor ambiental, além de ter virado pauta de grandes players e marcas, tem uma grande variedade de serviços técnicos a serem ofertados e que temos a capacidade de conduzir e dar garantias ao cliente de um ótimo resultado.

Dobrar de tamanho em um ano é uma meta ousada. Que fatores conjunturais vocês veem como favoráveis para conquistar esse objetivo?

Vemos um grande potencial de crescimento para o mercado com a busca em resultados positivos em ESG. Também existe uma tendência de aumento de foco na nossa atividade fim, com crescimento da busca por terceirização de serviços e facilities, funções que a empresa já desempenha bem, em serviços que possam causar ou mitigar impactos ao meio ambiente.

Como avalia o grau de maturidade das empresas brasileiras em termos de ESG?

Acreditamos que o grande desafio do mercado nacional seja entender o que a sigla ESG traz como novidade para adequação de práticas, culturas e políticas das empresas. E traduzir isso em ações que tragam um resultado realmente positivo para o meio ambiente e a sociedade. Ao conversar com grandes marcas e companhias, percebemos que este movimento ainda não está bem claro, e que a organização das ideias e ações das empresas - e a tradução disso em indicadores e resultados concretos - ainda são pouco atingidas. A preocupação da Ambiensys é analisar os principais impactos, priorizar ações e monitorar os resultados para garantir que essas ações não tenham sido em vão, mas sim sustentáveis e duradouras.

Como avaliam que a pauta ambiental pode ganhar espaço no debate eleitoral de 2022?

Entendemos que a COP 26 trouxe um alinhamento global a que, infelizmente, o Brasil e o atual governo não se posicionaram de acordo com as expectativas técnicas do setor ambiental. Este posicionamento neutro e sem um projeto palpável para atendimento desses objetivos mundiais são uma grande oportunidade para outros candidatos trazerem ideias que atendam estes objetivos. Nós como representantes do setor ambiental e com a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas através dos cuidados com o meio ambiente, vemos essa oportunidade como algo positivo, caso essas promessas se tornem realidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]