No dia 1º de dezembro a Eurofral, fabricante de fraldas, toalhas e lenços umedecidos, e também de lenços e tapetes para o mercado pet, com sede em Rolândia, no Norte do Paraná, completa duas décadas de atividades com planos que miram o crescimento da produção, tanto para incremento do portfólio quanto para a fabricação de produtos de marcas próprias de terceiros.
Para isso já se movimenta com a ampliação do espaço físico da fábrica de lenços e toalhas umedecidas que passará a contar com área de 20 mil metros quadrados destinada à operação industrial, 17 mil metros quadrados a mais que a estrutura atual. A produção de fraldas é realizada em outra área fabril de 15 mil metros quadrados, localizada à margem da BR 369.
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Neste novo espaço serão instalados novos maquinários para dar velocidade à produção de lenços e toalhas umedecidas. Uma das máquinas, importada da China, já foi instalada e está em operação, o que já fez com que a indústria aumentasse a fabricação de 4 milhões de pacotes/mês para 6 milhões de pacotes/mês e chegará a 9 milhões à medida que a capacidade instalada aumente com o avanço da área construída, com obras previstas até o final de 2025.
A meta é que este incremento da produção atenda em 60% o mercado de produtos para terceiros, principalmente para as regiões Sul e Sudeste, e 40% o de produtos próprios da indústria. Também faz parte desta visão de crescimento, o investimento em inovação com o lançamento de mais produtos na linha de lenços e toalhas umedecidas que agreguem valor ao portfólio e ao mercado consumidor com foco na sustentabilidade. O investimento em toda a ampliação da fábrica deve chegar a R$ 20 milhões, incluindo cerca de R$ 10 milhões já investidos em maquinários e automação.
Todo o terreno que abriga a nova fábrica tem cerca de 40 mil metros quadrados, e inclui construções da década de 1960 e 1970. A área pertenceu ao antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café). “Os imóveis da época, como casas de colonos e áreas de lazer, estão sendo reformados para que possam ser preservados e utilizados para eventos e confraternizações, conservando a memória do local”, afirmou Paulo Junqueira, diretor industrial da Eurofral.
Mercado cosmético e fraldas adulto
O início de 2025 também vai marcar a entrada da Eurofral no mercado fabricante de cosméticos com o lançamento de dois produtos para bebês e crianças, o xampu para rosto e corpo, inaugurando uma nova linha de produção. Outros produtos para o segmento já estão desenhados como condicionadores e colônias para este mesmo público-alvo.
“Vamos lançar produtos mais acessíveis em relação ao mercado, 100% veganos e com boa qualidade para competir neste nicho. Estamos investindo cerca de meio milhão desde a pesquisa até o lançamento para iniciar a exploração de toda a capacidade deste mercado”, salienta Junqueira.
Outro lançamento da Eurofral para o início do próximo ano é a fralda pants noturna, direcionada ao público adulto. A empresa será a primeira fabricante de marca própria a lançar o produto no país, incrementando a linha de produção para incontinência urinária. A linha de produtos do segmento também cresceu neste ano com o lançamento do protetor de colchão que tem o diferencial de oferecer uma área de absorção maior e proporcionar mais conforto ao usuário.
Por ser mais fino, é também mais sustentável. Um dos clientes da Eurofral que já utiliza o produto é o hospital Albert Einsten. “Hoje estamos fabricando cerca de 500 mil unidades ao mês e temos uma capacidade instalada para a produção de 3 milhões de unidades mês. Estamos buscando este crescimento e queremos posicionar este produto como o principal no varejo do segmento no país. Até o final de 2025 devemos dobrar nossa atual produção de protetores de colchão”, destacou Junqueira.
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