A seção estadual da Câmara Americana de Comércio (Amcham-PR) vai apresentar em dezembro a segunda edição do projeto Paraná Avança. O documento reúne propostas da iniciativa privada para guiar decisões de planejamento estratégico das empresas em 2023.
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No total, 200 dirigentes de grandes, médias e pequenas empresas estão contribuindo com sugestões na composição da cartilha. Participam executivos de empresas como a envasadora de água mineral Ouro Fino, a fabricante de cosméticos O Boticário, a montadora de veículos Renault, a rede de farmácias Nissei, entre outras.
O tema para o ano que vem é Inserção Global e Pessoas. A primeira das cinco rodadas de discussões com os executivos foi em 13 de setembro e a última será em 28 de outubro para na sequência ser redigido o documento.
No total, representantes de 15 áreas de negócios participam das rodadas: indústria, compras, agronegócio, comércio exterior, ESG, pequenas e médias empresas, educação, startups, capital humano, saúde, infraestrutura e smart cities, jurídico, comercial e marketing, varejo e finanças
Para quem vai o documento
O documento vai ficar aberto para consulta no site da Amcham-PR e também será entregue ao poder público. A novidade dessa edição é que além do governo estadual e da prefeitura de Curitiba, o relatório do Paraná Avança será entregue a outras 15 prefeituras das principais cidades paranaenses.
A coordenadora regional da Amcham-PR, Isabella Slompo, explica à coluna Paraná S/A que a principal missão do Avança Paraná é criar pontes que facilitem a execução de mais negócios. Ela cita o exemplo do relatório do ano passado, em que pequenos fabricantes de peças de carros reclamaram da dificuldade para acessar o mercado dos Estados Unidos. "Esses fornecedores têm um bom produto para o mercado de lá, mas não tinham acesso para vendê-los nos Estados Unidos", relata Isabella.
A partir da intermediação da Amcham-PR, o acesso dos fabricantes de peças do Paraná foi aberto nas montadoras americanas. A negociação está em andamento. "Por meio do Avança Paraná, a Amcham pode agir criando pontes e network. Ou seja, proporcionar oportunidades de negócios", enfatiza Isabella.
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