A Refrigerantes Curitibana, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, é a segunda fábrica da Ambev no Paraná a neutralizar a emissão de carbono em sua produção. A unidade produz bebidas das marcas Pepsi, Guaraná Antarctica, entre outros. Antes, a multinacional de bebidas já havia conquistado o título carbono zero na cervejaria de Ponta Grossa, nos Campos Gerais (leia abaixo).
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
Também neutralizaram a emissão nesse mês de julho as plantas Arosuco, em Manaus (AM), e a Cervejaria Minas Gerais, em Juatuba. Juntas, as três fábricas deixam de emitir 4,8 mil toneladas de gases prejudiciais à camada de ozônio em comparação ao que era produzido em 2017.
A Paraná S/A entrou em contato com a Ambev para saber qual a quantidade que somente a fábrica de Almirante Tamandaré emitia de carbono. Porém a multinacional não informou o montante. O valor investido na neutralização também não foi informado pela companhia de bebidas.
Na descarbonização, a Refrigerantes Curitibana e as outras duas unidades tiveram os processos industriais aperfeiçoados. Entre eles, instalação de novos motores e equipamentos de alta eficiência, além de recuperação térmica para reuso de energia.
Em outubro do ano passado, a Ambev já havia escolhido o Paraná para um projeto pioneiro da companhia de redução de gases estufa. As cervejarias de Ponta Grossa e a de Passo Fundo (RS) foram as primeiras unidades da marca a atingir o patamar de carbono zero no Brasil. O aporte foi de R$ 137 milhões para reduzir 90% da emissão de CO2 e neutralizar os 10% restantes com investimentos no plantio de árvores. Dessa forma, as duas fábricas juntas deixaram de emitir 9,7 mil toneladas de CO2 ano, o equivalente a retirar 1,3 mil carros de circulação.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast