A Romanha Alimentos completa 50 anos em 2023 pondo em prática o plano de evoluir de uma empresa familiar regional para uma gestão global com atuação em outros estados e lançamento de novos produtos.
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Com sede em Pinhais e forte nas vendas em Curitiba e Região Metropolitana, a fabricante de massas e congelados vai pôr em prática um plano estratégico para aumentar em 50% o faturamento em cinco anos. Em 2021 a empresa faturou R$ 96 milhões e em 2022 a meta é fechar com crescimento de 17%, perto de R$ 112 milhões.
Para isso, a fabricante de massas, em especial de pastel, já investiu R$ 5 milhões entre 2021 e 2022 e vai investir mais nos próximos anos. Além da linha de produção e logística, a Romanha incluiu no aporte os primeiros investimentos em marketing em 50 anos da empresa e a busca de novos parceiros no varejo para que a marca avance além das divisas do Paraná.
O plano de marketing inclui ações publicitárias nas próprias mídias sociais da Romanha e com influencers, além de anúncios em rádios no Paraná. Um novo site também será lançado ainda em outubro, quando a empresa apresentará as novas embalagens de seus 140 produtos e um novo slogan: "Amor é o nosso alimento".
"Vamos fortalecer nossa relação com o cliente final pelas mídias sociais. Quem está em uma faixa etária um pouco mais avançada e é de Curitiba e região conhece a marca. Mas o jovem, principalmente de outros estados, nem tanto. Por isso vamos buscar essa virada com ações nas mídias sociais, incluindo influencers", enfatiza O CEO da Romanha, César Kulpa, da segunda geração da família no comando da indústria.
Demanda do próprio mercado
A expansão da Romanha para outros estados é uma demanda do próprio mercado. Segundo Kulpa, a empresa é procurada constantemente por distribuidoras de outros estados. O que exigiu um plano de expansão para para fora do Paraná.
"A Romanha sempre teve atuação muito regional e ainda assim não era em todo Paraná. Mesmo assim, nossos produtos chegam em locais distantes como Pará e Mato Grosso. Somos líder de vendas no nosso segmento na Região Sul, mas não atuamos nos três estados. Isso não aconteceu por nossa iniciativa, foi de forma orgânica, o que mostra o peso da nossa marca fora do Paraná, a relevância que exigiu que traçássemos esse plano de expansão", aponta o CEO.
A expansão começou ainda em 2021 pelo próprio interior de todo Paraná, processo que já está consolidado. A empresa também passou a atuar em Santa Catarina, mais especificamente na grande Florianópolis.
O plano é em 2022 consolidar a operação regional com mais pontos de venda no Sul e no Oeste catarinenses para na sequência avançar a outros estados. Hoje, a Romanha atende 8 mil clientes.
Planta 100% voltada à produção
Kulpa explica que a demanda para expandir a produção já vinha de algum tempo. Porém, a operação era impedida por questão de logística. A falta de espaço freava a a expansão da fábrica em Pinhais, já que não havia local para armazenar o aumento da produção que em boa parte precisa ser congelada.
A solução veio com a desocupação de um imóvel vizinho da fábrica no qual a empresa montou seu centro de distribuição no fim do ano passado. Com isso, a planta ficou 100% voltada para a produção, além de ganhar mais agilidade na distribuição.
"Tínhamos capacidade produtiva, mas não de armazenagem. Isso gerava uma ociosidade em torno de 20% da nossa linha de produção", revela Kulpa.
O executivo da Romanha explica que a empresa preferiu solucionar todos os problemas operacionais, formatar a ação de marketing e reforçar a equipe administrativa, que pulou de oito para 20 colaboradores, antes de dar o passo adiante de expansão.
"Optamos por consolidar tudo isso para estarmos preparados de fato para atender o mercado nessa ampliação. Isso inclui inclusive processos", aponta Kulpa, citando uma maior automatização da fábrica na expansão dos próximos cinco anos.
Para os próximos cinco anos, a empresa calcula aumentar o quadro de colaboradores na linha de produção em 30% e em 50% na área comercial.
Copa
O fato de a Copa do Mundo de 2022 ser no fim do ano também ajuda a Romanha na largada do plano de expansão. Uma das primeiras missões da nova equipe de marketing será alavancar a venda de 20 produtos das linhas de salgadinhos, batatas, pastéis com recheio e massas folhadas durante o Mundial que começa em novembro.
"Pela primeira vez faremos uma ação específica para a Copa. Como a disputa vai ser no fim do ano, com calor, acreditamos que podemos aumentar em 20% a venda desses produtos", confia o CEO da Romanha. "Também acreditamos que as vendas de massa de pastel vá aumentar de 10% a 15% de forma espontânea", complementa.
O plano específico para o Mundial do Catar inclui, além das ações nas mídias sociais, anúncios em rádios de todo o Paraná e outdoors espalhados por Pinhais. O plano é usar essa operação de teste para que a Romanha avance com mais força no marketing dentro do plano de expansão.
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