Ouça este conteúdo
A FAE Centro Universitário abriu curso superior para gestão de estabelecimentos de saúde. O bacharelado em Negócios da Saúde - Health Business vai formar administradores de empreendimentos da área, desde pequenas clínicas a grandes hospitais, incluindo planos de saúde, convênios, laboratórios, clínicas odontológicas, fsioterápicas e veterinárias, helth techs, entre outros. O curso é voltado tanto para administração de instituições privadas quanto particulares.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
O coordenador do curso, o médico Fábio Selig, explica que o curso surge da dificuldade que o setor tem, já que os profissionais de saúde são preparados para atuarem tecnicamente, não para gestão. Ele afirma que cursos de formação de gestores de saúde são comuns no exterior, mas ainda poucos no Brasil, apesar da demanda do mercado.
“A gestão da área de saúde tem particularidades e o estudo que fizemos aponta que o aluno levaria de três a quatro anos para entender bem do negócio. Então a ideia é que ele já entre numa graduação com formação voltada para a área de saúde e saia do bacharelado apto a ser um administrador, um gestor de alta performance”, explica Selig em nota.
O coordenador do curso lembra ainda que gestão de saúde tem o diferencial de lidar com vidas humanas. Por isso, são difíceis de serem administrados, por envolver uma série de variáveis que muitas vezes mudam de forma abrupta.
Por isso, além de matérias relacionadas a gestão, o aluno vai aprender temas como tecnologia médica, saúde comunitária, epidemiologia, entre outras do campo biológica. Os alunos farão ainda imersões em diferentes serviços de saúde. Um diferencial é que o curso oferece dupla diplomação, concluindo também a formação em Administração.
O curso tem duração de oito semestres. O valor da mensalidade é de R$ 1.980. As inscrições para o curso Negócios em Saúde estão abertas no site da FAE.