Ouça este conteúdo
A FAE Centro Universitário está lançando o primeiro bacharelado em Negócios Sustentáveis do Brasil. O objetivo é formar profissionais capazes de incluir a sustentabilidade junto às estratégias econômicas e mercadológicas das empresas.
Segundo a FAE, a ideia não é somente preencher uma demanda crescente de profissionais da área no Brasil, mas também prepará-los para o chamado tripple bottom line: desenvolvimento econômico, ambiental e social. Por isso, o curso tem dupla diplomação com Ciências Econômicas.
O coordenador do curso, Gabriel Ruiz de Oliveira, explica que a graduação visa qualificar profissionais que vão possibilitar às empresas se adequar às novas realidades do mercado e às constantes mudanças globais e crescer em resultados econômicos, ambientais e sociais. “Colaboradores e clientes se importam cada vez mais com o compromisso de sustentabilidade social e ambiental das empresas. Não basta gerar lucro, é necessário promover impacto positivo de transformação da sociedade”, afirma Gabriel.
O pró-reitor acadêmico da FAE Centro Universitário, Everton Drohomeretski, acredita que o mercado vive um momento de transição e transformação cultural, o que é natural. Mas as expectativas são positivas, sendo que em sua análise as empresas vão aumentar a quantidade de vagas e capacitações internas na área, já que precisam aliar o sustentável com o econômico. Ele analisa que todos os setores de uma empresa devem ter práticas voltadas a isso. “As empresas, assim como o nosso curso, devem ter uma visão mais sistêmica do tema, uma visão voltada para a sustentabilidade econômica do negócio, para empresas perenes, que se sustentem e que realmente contribuam para o meio ambiente, e não apenas usufruam dele”, afirma.