Ouça este conteúdo
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) lançou nesta quarta-feira (31) a maior premiação de derivados lácteos do Brasil. O Prêmio Queijos do Paraná é voltado para a indústria e queijeiros artesanais.
A ação tem apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR) e teve a presença do vice-governador Darci Piana no lançamento no Mercado Municipal de Curitiba.
A disputa será em 19 categorias. Doze delas serão apenas para queijos de leite de vaca. Já os queijos de leite de cabra, ovelha e búfala terão duas categorias cada. Haverá ainda uma categoria para criações, que incluem queijos aromatizados e condimentados.
Qualificação do setor
A premiação pretende estimular o desenvolvimento do setor, com a qualificação de produtores de leites, indústria e produtores artesanais. Com apoio do Sebrae, o prêmio terá eventos promocionais, oficinas e cursos para empórios, lojas especializadas em queijos e consumidores.
A cadeia do setor gera 12 milhões de litros de leite por dia no Paraná, que é o segundo maior produtor do Brasil, com produção nos 399 municípios do estado. Desse total, 5 milhões são transformados em queijos diariamente.
“O Paraná é destaque nacional na produção de leite, não só em quantidade, mas também na qualidade. Nossos produtores também fabricam queijos de excelência, alguns premiados internacionalmente. Esse prêmio vem reconhecer a importância desse setor, em diversos aspectos”, comenta o presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette.
O regulamento completo está disponível no link do Prêmio Queijos do Paraná no site da Faep. As inscrições podem ser feitas até 1º de março de 2023. A avaliação e premiação serão no dia 1º de junho de 2023.