Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Gestão de equipamentos

Faturamento da Simpress no Paraná cresce 24,7% em 2024

Simpress
Simpress aluga equipamentos, como notebooks, impressoras e smartphones. (Foto: Unsplash)

Ouça este conteúdo

O faturamento da Simpress (empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país) no Paraná aumentou 24,7% em 2024 em relação ao ano anterior. A taxa é maior do que o aumento da receita bruta da companhia no país (12%).

O crescimento da Simpress no no está ligado à ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançadas pouco antes do início da pandemia, as soluções Mobile (smartphones e tablets) e PCs (notebooks e desktops) foram, em 2024, motores de crescimento da empresa, que nasceu focada no outsourcing de impressão. No estado, o pilar Mobile saltou 104%. Já as frentes Automation (impressoras térmicas e coletores de dados) e PCs avançaram 38% e 10%, respectivamente.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

No Paraná a Simpress faz locação, gestão, manutenção e venda de notebooks, smartphones, impressoras, coletores de dados, desktops, impressoras térmicas e tablets para clientes como Prefeitura de Araucária, Maringá Soldas, Grupo Marista, Boticário, Gazin, Copel, Electrolux, Positivo Educacional e Tribunal de Justiça do Paraná.

Curitiba abriga uma das 16 filiais da Simpress no Brasil e um hub logístico. Este faz parte de ambicioso projeto de descentralização da empresa em seu processo logístico, o que inclui implantação de 50 mini-hubs nas principais capitais e regiões do Brasil. Com os novos espaços, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos dos clientes da Simpress serão atendidos localmente – com ainda mais agilidade e eficiência.

Nos últimos anos, à medida que a companhia cresceu de forma acelerada, multiplicando o faturamento e o número de equipamentos alocados em clientes, a Simpress desenhou um projeto de descentralização da sua operação logística.

Com milhões de entregas por ano, o processo logístico era até então feito a partir de cinco centros de distribuição: um em Osasco (SP), um em Itajaí (SC), um em Barueri (SP), um em Santana de Parnaíba (SP) e um em Serra (ES). Em 2023, a Simpress inaugurou os primeiros três hubs em Brasília (DF), Itajaí (SC) e Curitiba (PR). Com os bons resultados, a empresa deu sinal verde para a expansão e o fortalecimento do projeto, com a implantação de hubs em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Itajaí (SC).

“Apesar dos desafios econômicos enfrentados em 2024, a Simpress demonstrou um desempenho robusto, evidenciando que estamos no caminho certo, com investimentos estratégicos em novas frentes de negócio. Para 2025, estamos focados em potencializar a conversão de capex para opex no mercado de notebooks e desktops. Além disso, intensificaremos a proximidade das nossas operações com os clientes, expandiremos nossa cobertura de mercado e manteremos o foco no atendimento e na satisfação dos clientes, buscando capturar uma parcela ainda maior deste mercado em crescimento”, diz Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress.

No Brasil, apenas 10% do segmento de PCs (notebooks e desktops) B2B é atendido pelo outsourcing, o que demonstra uma oportunidade significativa. A expectativa do IDC (International Data Corporation) é de que o mercado de PCs As a Service duplique até 2026, passando de uma demanda anual de 300 a 350 mil PCs em 2023 para 637 mil novas unidades no mercado, representando um crescimento total de 84%.

Danesi acrescenta que a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é inevitável. “Financeiramente, não é vantajoso para uma empresa adquirir um computador ou notebook e ter a responsabilidade de gerenciá-lo ao longo do tempo. O modelo de outsourcing oferece tantos benefícios que, uma vez que os clientes o experimentam, não há retorno ao antigo sistema”, afirma o diretor. “Estamos convictos de que 2025 marcará uma mudança de paradigma, em que o outsourcing será reconhecido não apenas como alternativa, mas como necessidade estratégica fundamental para enfrentar os desafios do presente e se preparar para o futuro”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.