O laticínio Família Germânia, localizado na colônia alemã de Witmarsum (no município de Palmeira), começou a produzir leite tipo A homologado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), que garante a segurança sanitária e de regras no processo de produção. A variedade, considerada mais pura, vai abastecer principalmente a capital Curitiba.
Manfred Rosenfeld, que comanda o laticínio, explica que o leite tipo A é feito sem misturas (não há mistura de leite de uma fazenda com o de outra), é totalmente produzido na própria fazenda (não há transporte cru até uma indústria, por exemplo) e exige um cuidado especial do rebanho. Com isso, ele aponta, consegue-se uma bebida mais fresca e com mais qualidade.
Com uma produção de 4,3 bilhões de litros de leite por ano, o Paraná se posiciona como um dos líderes na produção leiteira no país -- fica atrás apenas de Minas Gerais. Deste montante, no entanto, o leite tipo A ocupa apenas uma pequena fração, já que é mais difícil de produzir e não concorre com variedades com preço mais baixo e mais mercado, como o longa vida.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast