A Prefeitura de Foz do Iguaçu abriu, na última segunda-feira (8), licitação para a construção de um condomínio para startups, onde hoje funciona o Centro Municipal de Turismo, na Avenida das Cataratas. Batizado de Centro Municipal de Inovação, o complexo deverá abrigar 50 empresas de tecnologia. A previsão é que a inauguração ocorra no início de 2020, cumprindo um cronograma de nove meses de obra.
Com um custo de reforma e ampliação estimado em R$ 2,4 milhões, o projeto faz parte uma política pública de incentivo ao empreendedorismo, que também inclui a redução da alíquota de impostos como ISSQN, para as atividades econômicas relacionadas, e o ICMS sobre eletroeletrônicos, informática e telecomunicações.
Quem vai bancar a construção é a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. “Quando iniciarem as obras teremos nove meses para formatar e publicar o edital de seleção das startups. Chamaremos todas as instituições para definição do modelo de gestão", comenta o secretário da pasta, Gilmar Piolla.
"A ideia é selecionar iniciativas em áreas de ponta, como audiovisual, realidade virtual, 4D, games, animação e computação gráfica, video mapping, dentre outras”, pontua Piolla.
Para o secretário, o projeto é uma forma de oferecer aos empreendedores um conjunto atrativo, dentro das principais vocações da cidade. “A localização estratégica, no coração do Mercosul, os incentivos fiscais do Estado e do município, a conectividade aérea, dentre outros fatores, fazem da cidade o local ideal para atrair investimentos em tecnologia. Queremos nos tornar o vale do silício da tríplice fronteira e do Mercosul”, resume.
Condomínio terá 2,5 mil m²
A empresa que vencer a concorrência pública ficará responsável pela revitalização da área interna e externa, substituição da cobertura, modernização da rede elétrica, hidráulica, estacionamento, galerias pluviais e outras melhorias dentro da área de 2,5 mil metros quadrados do prédio.
Em um comunicado oficial a Prefeitura informou que o projeto futurista abrigará não só startups, como também salas para trabalho compartilhado, espaço para reuniões e eventos, além de um centro de serviços corporativos, reduzindo assim os custos com deslocamento e troca de informações.
As empresas interessadas em participar da concorrência tem até o dia 30 de julho para entregar os envelopes com os propostas. O edital da licitação está disponível no site oficial da prefeitura.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast