Um levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, apontou uma alta de 42% no consumo de estrangeiros no Paraná no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de transações avançou 24%.
O estudo considera as compras realizadas com cartões de crédito emitidos no exterior processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce. O Paraná ocupa o quarto lugar no ranking de estados com mais gastos de estrangeiros, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Entre os segmentos com maior alta no consumo estão hospedagem, com crescimento de 84%, entretenimento, com 75%, turismo, com 53%, padarias, com 44%, e supermercados, com 42%.
“Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo. Hospedagem por exemplo, representa mais de um terço do total gasto pelos estrangeiros no Paraná no primeiro semestre. Mas os números também apontam uma mudança de comportamento dos estrangeiros no estado, que passaram a gastar menos com locação de automóveis, setor que teve queda de quase 10%, e consequentemente com postos de combustíveis, com redução de 21%”, comenta o diretor da Rede Itaú, Angelo Russomanno.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast