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A curitibana Gateware, do segmento de tecnologia de informação, se prepara para um salto ousado. Depois de um crescimento de 30% neste ano, em meio à pandemia, a empresa, que conta com mais de 50 clientes no Brasil e no exterior, espera crescer, pelo menos, três vezes em 2021. A estratégia passa por compra de empresas, desenvolvimento de novos produtos e busca por novos mercados.
A primeira iniciativa será a compra de 100% da participação da empresa curitibana Bexpo, responsável pela criação do aplicativo LivID, que realiza todo o processo de prova de vida e recadastramento de aposentados e pensionistas de maneira online por meio das tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial. Em abril, a empresa já havia comprado 55% das participações da empresa. O aplicativo é utilizado por grandes fundos de previdência privada em diversas regiões do Brasil.
Para 2021, a empresa pretende investir mais de R$ 500 mil na criação de um novo produto de biometria facial para ser utilizado por bancos, financeiras e seguradoras. Dessa maneira, o cliente poderá utilizar o celular e, apenas pela identificação facial, requisitar, acompanhar, recadastrar e acessar serviços como abertura de contas, pedidos de crédito e outros serviços financeiros.
Os investimentos em novos produtos também devem ultrapassar as fronteiras brasileiras. A empresa pretende aplicar R$ 1 milhão na sede da empresam em Buenos Aires, com o objetivo de desenvolver de soluções voltadas para o mercado da previdência e para a renovação da carteira de motorista na Argentina, ambas utilizando a biometria facial. Outros R$ 2 milhões devem ser aplicados, até 2022, na implantação da sede americana, em Nova York.
A Gateware também está investindo R$ 750 mil na criação de uma plataforma para aumentar a agilidade nos processos de recrutamento e seleção de candidatos. No futuro, o objetivo é criar uma inteligência artificial que também realize avaliações comportamentais e psicológicas dos candidatos. A partir de 2023, a empresa pretende trabalhar para aperfeiçoar a tecnologia e comercializar o produto no mercado.