A filial brasileira da multinacional alemã Gemü conquistou a certificação GPTW - Great Place to Work (Bom lugar para se trabalhar, do inglês), consultoria global que apoia as empresas a obter melhores resultados a partir da cultura da confiança, alto desempenho e inovação.
Líder mundial na fabricação de válvulas e sistemas para tratamento de água e efluentes industriais, a fábrica da Gemü em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, tem cerca de 100 colaboradores. Já na primeira participação, a unidade, considerada de médio porte, teve 93% de aprovação dos colaboradores na pesquisa de clima.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
Para a supervisora de Recursos Humanos da Gemü, Cintia Klingbeil, o objetivo de participar do GPTW foi verificar a satisfação dos funcionários com as melhorias implantadas nos últimos três anos na sede. Entre elas estão:
- Investimentos em treinamento,
- Mudanças de layout interno, com reforma de ambientes,
- Modernização de maquinários com forte investimento da matriz na fábrica
- Aumento no quadro de funcionários de cerca de 20%
- Ampliação de um turno de trabalho,
- Oferta de mais benefícios, como emergências médicas
- Certificações ambientais.
“Além das ações citadas, envolvemos as áreas de marketing e qualidade no processo, formamos uma comissão, junto com a equipe do RH, para debater todos os pontos e ganhar apoio interno para mobilizar os colaboradores a responderem o questionário. Foram cerca de quatro meses investidos nesse esforço conjunto”, conta Cintia.
Engajamento e participação
O selo GPTW certifica as melhores empresas para trabalhar. Almejado por várias companhias, em geral é entregue para empresas de grande porte ou com mais tempo de mercado. A afirmação é comprovada pela estatística: 80% das empresas certificadas levam dois anos ou mais para obter esse destaque na certificação o título.
Para participar do GPTW, a certeza do sigilo foi essencial para que os colaboradores da Gemü se sentissem confortáveis em responder ao questionário em detalhes. “Não deixa de ser uma pesquisa de clima interno, que integra um processo contínuo de crescimento. Agora, iremos trabalhar nos pontos levantados para continuar em busca de excelência”, explica Cintia.
Certificação GPTW auxilia na atração de talentos
O selo GPTW também ajuda a atrair os melhores talentos para as empresas, além de contribuir para a redução da rotatividade de pessoal. A maior parte dos profissionais empregados em empresas com o certificado GPTW considera que a oportunidade de desenvolvimento influencia diretamente na permanência no emprego.
"Queremos desenvolver nossos colaboradores para o futuro, pois a tecnologia avança, mas são pessoas qualificadas que garantem o sucesso", avalia Cintia, que cita diversas opções de treinamento na Gemü.
A empresa dá bolsas de estudo de 50% na mensalidade para quem queira se aperfeiçoar. Duas vezes ao ano, o colaborador pode pleitear um curso de seu interesse, seja pós-graduação, mestrado ou curso técnico.
"Temos hoje cerca de 15 pessoas em cursos como automação e mecânica, em parceria com a Escola da Indústria da Fiep [Federação das Insdústrias do Estado do Paraná]". Em setembro, 32 colaboradores da unidade paranaense da empresa alemã iniciam curso de liderança in company. Temos, ainda, cerca de 40 pessoas em cursos de idioma, subsidiados em 100% e disponíveis inclusive para os aprendizes; e mais de 30 fazem cursos como Excel, entre outros", finaliza a supervisora de RH da Gemü.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Slogans x resultados: a maior vitória de todas é a de Trump
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast