Ouça este conteúdo
A Ghelere Transportes está investindo em inteligência artificial (IA) como base para seus negócios e projetando ganhos significativos, especialmente em segurança. A instalação de câmeras nos caminhões começou em 2020 e ano passado mais de 300 veículos contavam com a tecnologia, o que ajudou a empresa a reduzir em 22% o número de ocorrências de sinistros por desatenção.
Os caminhões da Ghelere são equipados com telemetria veicular, um aparelho que coleta informações do veículo e envia para um servidor, e a câmera que identifica de forma automática os padrões considerados arriscados na direção. O sistema adotado pela empresa é capaz de identificar fadiga, sonolência, distração e uso de aparelhos celulares, e enviar automaticamente um alerta para a equipe de segurança.
“Esse é um resultado tangível e um ganho na segurança absurdo. Pense que dobramos a quantidade absoluta de quilometragem e reduzimos de maneira significativa quaisquer incidentes, sendo o principal o sinistro por desatenção”, disse o diretor executivo da Ghelere Transportes, Eduardo Ghelere.
Ele acrescenta que outro ponto importante junto com a adoção de IA é o treinamento dos motoristas. “A capacitação do nosso profissional começa desde o momento de integração, porque além do preparo para que os motoristas dirijam dentro dos padrões esperados pela empresa, o uso de IA requer uma adaptação cultural. Oferecemos atualizações e treinamentos online e presenciais. Usamos gamificação para incentivar e engajar os motoristas. O fato de toda a empresa ser incentivadora da inovação e ter em seu trabalho essas tecnologias, soma para que todos se adaptem”, adicionou o executivo.