Ouça este conteúdo
O Great Place To Work (GPTW) premiou na noite desta terça-feira (5) as 130 melhores empresas para trabalhar no estado do Paraná em 2024. Esta foi a 15ª edição realizada no estado e reuniu a inscrição de 341 organizações que, juntas, impactam 235.804 colaboradores. A premiação no Paraná foi segmentada pelo porte das companhias. Assim, foram premiadas 20 empresas pequenas, 90 médias e 20 grandes. O evento de premiação ocorreu no UP Experience, em Curitiba.
De acordo com o GPTW, o ranking reconhece e comemora as organizações que lideram na criação de espaços de trabalho exemplares, onde a maturidade profissional é vista como um ativo valioso. A premiação não aponta apenas as empresas que priorizam o bem-estar e a satisfação de seus colaboradores, mas também aquelas que desenvolvem práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas de sua carreira.
Veja a lista completa das 130 empresas do ranking do GPTW Paraná 2024 ao fim desta matéria
A premiação no Paraná demonstra que o estado está cada vez mais inserido no cenário nacional. Se na primeira edição, em 2010, foram 20 empresas premiadas, agora são 130. E além da própria premiação local, as organizações paranaenses vêm se destacando nos rankings nacionais. Das 175 premiadas na última edição nacional, em 9 de outubro, 17 eram paranaenses, em todas as categorias, das pequenas às gigantes.
“Cada vez mais as empresas paranaenses estão conquistando posição de relevância no Brasil e inclusive na América Latina, onde este ano tivemos duas empresas entre as premiadas pelo GPTW na região”, destaca o embaixador do Great Place To Work no Brasil e diretor GPTW da Regional Paraná, Hilgo Gonçalves. Ele lembra que no estado há 266 empresas certificadas como um excelente lugar para trabalhar, todas essas com notas acima de 70 na pesquisa com os colaboradores.
A representatividade e a importância da premiação do GPTW no Paraná ficam evidentes nos seguintes números:
- 341 empresas se inscreveram
- 235 mil colaboradores impactados
- 266 empresas conquistaram a certificação
- 130 reconhecidas na premiação
- 44 premiadas pela primeira vez (34%)
- 17 empresas estiveram no ranking Brasil 2024
- 2 empresas estiveram no ranking América Latina
- 7 empresas estiveram no primeiro ranking de 2010
- 2 empresas estiveram em todas as 15 edições
“Esse crescimento coloca o Paraná entre os maiores rankings regionais do GPTW no Brasil, demonstrando o compromisso das empresas paranaenses em dar voz aos seus colaboradores e em promover ambientes de trabalho excepcionais”, declara a CEO do Great Place To Work Brasil, Tatiane Tieme. “O ranking do Paraná é uma referência em práticas que promovem bem-estar, confiança e engajamento, e evidencia o valor que as organizações locais dão às pessoas como parte central de suas estratégias”, acrescenta.
Ranking do GPTW no Paraná aponta para foco nas Pessoas
Ao longo de 15 edições do Great Place To Work no Paraná, as empresas evoluíram na forma de melhorar o ambiente. O próprio mundo corporativo mudou, especialmente com a pandemia da Covid-19. E as melhores organizações para trabalhar tem algo em comum: o foco nas pessoas. Trata-se de um ciclo virtuoso, no qual o cuidado com as pessoas no ambiente de trabalho se traduz em um melhor atendimento ao cliente e, consequentemente, em resultados financeiros mais consistentes.
“Uma das grandes mudanças que vemos atualmente é a priorização do tema 'Pessoas' na estratégia dos negócios. Isso se traduz em confiança, transparência nos modelos de gestão, cuidado com o ambiente de trabalho e promoção de relações saudáveis. Nossa missão no GPTW é justamente provocar essa evolução na sociedade”, explica Tatiane.
Segundo Hilgo Gonçalves, esse cuidado com as pessoas se dá pelo investimento nas liderança e no desenvolvimento dos colaboradores, no cuidado com o bem-estar, na inclusão e diversidade, e na melhoria do clima organizacional. O pilar de pessoas faz parte dos principais pilares estratégicos das melhores companhias para trabalhar.
“Quem coloca as pessoas no centro da estratégia, chega por primeiro no coração dos colaboradores e dos clientes e, logo, gera uma melhor experiência e uma relação de confiança ainda mais forte. Tudo isto fortalece a marca empregadora”, comenta Gonçalves.