Ouça este conteúdo
A multinacional francesa GreenYellow, que atua no mercado nacional há 10 anos, implantou sete usinas solares no Paraná. Elas estão lovcalizadas nas cidades de Florestópolis, Andirá, Barra do Jacaré, Londrina e Bela Vista do Paraíso, sendo que cada uma tem capacidade de geração de até 5MW. A capacidade instalada somada alcança mais de 22 MWp, volume suficiente para atender mais de 23 mil casas.
A GreenYellow, como um player mundial de infraestrutura, é responsável não somente pelo investimento e construção das usinas solares, mas também pelos processos de operação e manutenção dessas plantas. A empresa contrata, em média, 40 profissionais diretos para trabalharem no processo de implantação de cada fazenda fotovoltaica.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“Para instalar as unidades escolhemos as cidades com base em alguns fatores, como o nível de radiação solar, a disponibilidade de terreno e, principalmente, se está dentro da região atendida pela distribuidora, a qual emite o documento de parecer de acesso, que funciona como uma licença para que possamos conectar a usina à rede”, explica Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil.
Quarto estado com a maior capacidade instalada de geração distribuída do Brasil, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Paraná possui uma potência máxima de 2,4 gigawhats (GW) de energia solar em operação.