Ouça este conteúdo
A multinacional francesa GreenYellow, que atua no mercado nacional há 10 anos, implantou sete usinas solares no Paraná. Elas estão lovcalizadas nas cidades de Florestópolis, Andirá, Barra do Jacaré, Londrina e Bela Vista do Paraíso, sendo que cada uma tem capacidade de geração de até 5MW. A capacidade instalada somada alcança mais de 22 MWp, volume suficiente para atender mais de 23 mil casas.
A GreenYellow, como um player mundial de infraestrutura, é responsável não somente pelo investimento e construção das usinas solares, mas também pelos processos de operação e manutenção dessas plantas. A empresa contrata, em média, 40 profissionais diretos para trabalharem no processo de implantação de cada fazenda fotovoltaica.
“Para instalar as unidades escolhemos as cidades com base em alguns fatores, como o nível de radiação solar, a disponibilidade de terreno e, principalmente, se está dentro da região atendida pela distribuidora, a qual emite o documento de parecer de acesso, que funciona como uma licença para que possamos conectar a usina à rede”, explica Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil.
Quarto estado com a maior capacidade instalada de geração distribuída do Brasil, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Paraná possui uma potência máxima de 2,4 gigawhats (GW) de energia solar em operação.