Vinte anos coding4people. Essa é a filosofia da empresa curitibana FH Brasil, que personifica em um slogan o que oferece para o mercado: códigos feitos por pessoas e para as pessoas. “Buscar as soluções para empresas”, explica o seu CEO, Ricardo Fachin.
A companhia, que começou como uma desenvolvedora de softwares quando o empresário tinha apenas 24 anos, e era um recém-formado filho do então CEFET-PR, hoje é uma das principais do ramo e de serviços SAP - sistema integrado de gestão empresarial transacional - do Brasil. São mais de 700 colaboradores e seis unidades. Suas soluções fiscais são utilizadas por empresas que, juntas, respondem por mais de 8% do PIB brasileiro. Globalmente, a FH também ocupa uma posição de destaque: na América Latina é líder no fornecimento do portfólio SAP Customer Experience e tem experiência em projetos de Rollout SAP em mais de 30 países.
E toda essa força tende a crescer ainda mais. É que o grupo alemão itelligence, gigante mundial de consultoria SAP e parte do Grupo NTT DATA, japonês, anunciou um acordo para adquirir participação majoritária da FH.
Para Fachin, todo o acordo significa unir a expertise da FH com a abrangência do itelligence - que conta com 26 subsidiárias próprias e 9.200 funcionários -, o que vai fortalecer a posição da sua empresa no Brasil e ampliar ainda mais os softwares e serviços. Também mais oportunidades aos colaboradores e clientes. O valor da transação segue em sigilo. A liberação do CADE está prevista para as próximas semanas.
O Paraná S/A falou com Fachin sobre como a FH chegou até aqui. Confira.
O coding4people é uma maneira de deixar mais pessoal algo que parece tão impessoal como a tecnologia?
Atendemos grandes empresas. Fechamos projetos com Electrolux, O Boticário, Castrolanda, por exemplo. Mas por trás desses nomes estão pessoas. O nosso cliente, para quem entregamos as soluções, são pessoas que estão nessas empresas. Então, o coding4people é para que nosso time - tanto a equipe de negócios, quanto a de desenvolvimento e programadores -, se sinta incluído no coding. E entendam que estão trabalhando para pessoas reais, para ajudá-las a fazerem o trabalho delas melhor.
Como você vê em retrospectiva a sua empresa?
Iniciamos desenvolvendo softwares e, rapidamente, tivemos acesso ao mercado internacional. Em 2002, começamos a fazer os primeiros projetos na Espanha. Na sequência, investimos além, em expertise de negócios. Então, em alguns setores específicos de indústria, passamos a entregar soluções completas, desenhando qual deveria ser o sistema ou software para gerir aquele processo. Em 2009 passamos a criar propriedade intelectual, nossos próprios softwares. Identificamos um problema em comum das empresas e a solução de forma mais abrangente. Nosso software de solução fiscal é o Guepardo. Em 2015 entramos na área de custumer experience e hoje somos o maior provedor de soluções em plataforma SAP para custumer experience na América Latina.
Como aconteceu a aproximação com a itelligence?
Uma das coisas que atraiu a NTT e a itelligence foi a capacidade que tivemos de adaptar nosso modelo de negócio para criar propriedade intelectual.A base dos softwares é um dos principais ativos que a FH tem e foi muito bem percebido e valorizado por nosso nosso parceiro.
Qual é o plano futuro?
Ele passa por duas etapas. No Brasil, queremos triplicar nossa presença em soluções fiscais. Hoje, nossos clientes representam 8% do PIB brasileiro, queremos buscar aproximadamente 25% nos próximos 5 anos. Um segundo passo é passarmos a atuar também em alguns mercados fora do Brasil, porque tem algumas funcionalidades - necessidades dos clientes internacionais - que são similares a dos clientes brasileiros.
O que vai representar esse crescimento?
Essa é uma visão, não uma meta firme. Queremos ser uma empresa de R$1 bilhão no Brasil. Para a execução deste plano, que seria de quintuplicar de tamanho, é difícil cravar um prazo, vai depender do mercado, da economia e de tendências. O que temos de certeza é que continuaremos crescendo acima do que cresce o mercado de TI. Então, ter um crescimento, nos próximos 3 anos, de 15% a 20% a cada 12 meses.
Qual é o faturamento da FH? E da iteliggence?
A FH vai faturar, em 2019, R$162 milhões, um aumento de 20% em relação a 2018. A iteliggence, em 2019, vai ficar acima de 1 bilhão de euros. E a empresa mãe, que é a NTT, fatura 120 bilhões de dólares. A NTT no ranking da Fortune é a 31ª empresa na lista das maiores do mundo. No ranking das empresas de tecnologia, o braço da NTT, que se chama NTT Data, é a oitava maior do mundo.
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