O Grupo Integrado, instituição paranaense de ensino com 38 anos de mercado, iniciou uma frente de investimento em startups. Com apoio do Founders Club, a companhia criou o Corporate Venture Capital (CVC), ou Capital de Risco Corporativo, e anunciou o primeiro investimento estratégico dessa operação na fintech Baasic.
Sediada em Aracaju, a empresa de tecnologia financeira tem o objetivo de abrir portas para novos negócios com a frente de embedded finance (finanças embarcadas) na estratégia do Grupo.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O CVC é uma modalidade de investimento em que grandes empresas alocam recursos em startups com alto potencial de crescimento. Essa estratégia vai além do retorno financeiro e busca a aquisição de conhecimento, tecnologia e talentos inovadores que complementam os negócios da investidora.
“Estamos muito animados com essa parceria. Acreditamos no potencial da Baasic, especialmente porque a equipe de liderança possui vasta experiência no setor financeiro, tendo atuado em instituições de grande porte. Esse é um mercado com imensas possibilidades e nossa sociedade com a fintech certamente abrirá novas oportunidades para ambas as partes”, afirma Jeferson Vinhas, CEO do Grupo Integrado.
Nesse processo, a parceria com universidades é fundamental para repensar modelos de ensino e pesquisa, tornando-as centros de inovação. Além disso, o Grupo Integrado conta com o apoio da Founders Club; uma aceleradora não convencional que apoia fundadores de startups em sua jornada, oferecendo networking, conexões com grandes empresas, investidores e educação continuada para potencializar o crescimento dos negócios.
“Prevemos realizar mais uma rodada até o fim do ano, na qual selecionaremos duas ou três startups. Para definir essas novas operações, avaliamos fatores como a aderência dos projetos às nossas verticais, o grau de inovação, o potencial de crescimento e uma análise criteriosa da governança das empresas envolvidas”, complementa Alan Sales da Fonseca, CFO do Grupo Integrado.
“A Baasic permite que empresas de diferentes setores integrem serviços financeiros diretamente em suas plataformas, de forma rápida e sem complicações. Esse modelo não apenas simplifica o acesso a produtos financeiros, como também cria novas oportunidades de negócios” afirma Helom Silva, CFO da Baasic.
“Desenvolvemos nossa plataforma com foco em personalização, escalabilidade e segurança. Com uma infraestrutura cloud e uma arquitetura orientada a serviços, garantimos escalabilidade contínua, enquanto nossa sólida estrutura de segurança assegura a proteção e integridade dos dados,” destaca Luciano Passos, CTO da Baasic.
Além do aporte financeiro, o Grupo Integrado ocupará uma cadeira no Conselho de Administração da Baasic, permitindo uma participação ativa nas decisões estratégicas da fintech. O Integrado também apoiará com mentorias e consultorias especializadas, compartilhando experiência e know-how para acelerar o desenvolvimento e a expansão da fintech.
“Buscar projetos e parcerias que fomentem a inovação faz parte do DNA do Grupo Integrado. Acreditamos no grande potencial da Baasic e estamos confiantes de que, juntos, transformaremos a área da educação”, afirma Vinhas.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast