O Grupo Muffato inaugurou nesta sexta-feira (7), em Curitiba, a primeira loja no conceito omnichannel da rede, que integra os canais offline e online. A unidade escolhida foi a do bairro Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, e a marca espera oferecer uma nova forma de relacionamento com o cliente.
Funciona assim: os clientes do supermercado terão acesso a uma vitrine virtual onde é possível navegar e selecionar os itens que desejam - como se fosse uma prateleira infinita, com ainda mais opções de produtos dos que estão no estoque na loja física – e comprar os que lhe agradam online. Os preços nesta plataforma interativa tendem a ser mais competitivos e o usuário pode escolher se deseja receber o produto em casa ou retirar a compra na loja, que agora conta com um espaço destinado exclusivamente para isso.
O diretor do grupo, Ederson Muffato, dá um exemplo prático.
“No caso dos eletroeletrônicos a variedade de opções chega a ser 80% maior no novo canal de compra e com preços melhores”, explica.
O omnichannel é uma tendência global de varejo que tem como proposta primordial a convergência dos pontos de venda, facilitando a vida do consumidor.
Investimento
Com investimento de R$ 12 milhões, o Super Muffato do Tarumã passou por uma reformulação geral para abrigar as novidades. O uso do autocaixa é uma dessas novas implementações.
“Funciona de forma semelhante ao self checkout que lançamos em 2012, onde o cliente controla sozinho todo o processo de compras, desde passar a mercadoria pelo leitor até finalizar o pagamento, só que sem limite de itens”, conta Muffato.
Com a repaginação da loja os clientes podem escolher de que forma querem efetuar o checkout, dentre as cinco opções disponíveis: caixas tradicionais, caixas rápidos, autocaixa, autocaixa dinâmico e caixas do terminal ominichannel.
Também é possível comprar pelo site, pelo sistema de delivery, ou pelo Click & Collect, que permite que o cliente compre on-line e retire na loja com data e hora previamente agendadas, sem custo e sem filas.
Nova cara
A reformulação e modernização da loja também trouxe a ampliação de 50% do mix de produtos da linha de saudáveis - diet, sem glúten, sem lactose, fit, funcional, vegano e orgânico - com uma nutricionista exclusiva para orientar os clientes; adega climatizada com sommelier e 800 rótulos de vinhos e cervejas especiais; quiosque de comida japonesa com opções de sushis, sashimis e temakis, preparados na hora e embalados para serem consumidos em casa e forro novo com iluminação 100% em LED, que gera uma economia de energia elétrica de até 30%.
A unidade do Super Muffato da Avenida Victor Ferreira do Amaral tem 20 mil m² de área construída, 4 mil m² de área de vendas e 400 vagas de estacionamento. A loja emprega 280 pessoas. No estado, a rede está presente em 19 cidades.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast