O Grupo Potencial recebeu uma nova frota de caminhões composta por dez veículos flex (movidos a 100% a biodiesel e diesel ou, também, em um mix dos dois combustíveis) da fabricante Volvo. A entrega ocorreu durante um evento realizado na usina da companhia, localizada na Lapa, no Paraná. Com um investimento que ultrapassa R$ 10 milhões, a aquisição faz parte de um dos objetivos do Grupo Potencial, de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis.
Segundo Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, “o biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, e também garante uma redução de quase 90% na emissão de gases poluentes”.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Para Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, o modelo da marca concilia ganhos ambientais e flexibilidade operacional. “O Volvo FH B100 Flex é o único veículo do mercado que pode rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel, chegando até 100% desse combustível renovável. Quando abastecido com biodiesel puro, as reduções de CO2 podem chegar a 90%. É uma alternativa já disponível e viável para um transporte de baixas emissões”, assegura.
Em 2023, o Grupo Potencial colocou nas ruas o primeiro caminhão B100 (movido 100% a biodiesel do próprio Grupo Potencial) do Brasil. Carlos Eduardo ressalta que o uso de biodiesel no lugar do diesel comum busca incentivar a sustentabilidade no segmento. “Iniciamos com uma unidade piloto e, com a chegada da nova frota, temos 11 unidades movidas a biodiesel”.
Potencial Biodiesel, integrante do Grupo Potencial, é a maior empresa produtora de biocombustível concentrada em uma só planta no mundo, com produção anual de 900.000 metros cúbicos. O biodiesel produzido na Potencial é composto de óleo vegetal (80%) e de gordura animal (20%) fabricado com três principais matérias primas: óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais (bovina, suína e aves) e de óleo de cozinha usado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast