Eduardo Cordoba tinha 18 anos e trabalhava com o pai quando começou a se interessar pelos negócios. A família é dona da Fazenda Contabilidade, empresa de quatro décadas em Curitiba. À época, o jovem empresário, ao analisar as planilhas dos clientes, se perguntava “por que algumas empresas dão certo e outras não?”.
O questionamento fez Cordoba estudar a área. Hoje, com 30 anos, a companhia que ele administra, o BioGrupo, uma holding que agrega 13 empresas, fatura, por ano, R$ 100 milhões. Também emprega 130 funcionários, que atendem mais de 30 mil clientes por mês. O segredo, segundo o criador, é um combo de fatores: equipe, posicionamento, marketing, rigor financeiro e atenção a tudo que está acontecendo em volta.
“O ponta pé inicial foi com um posto de gasolina. Fazíamos a contabilidade do negócio que não ia bem. Resolvi arriscar e investir na empresa. Deu certo”, explica Cordoba. Do aprendizado, com onze anos de Grupo, ele traz a capacitação dos funcionários.
“A máxima de mercado que o cliente tem sempre razão, em muitos casos, não se aplica”, afirma. Ele explica melhor: “Tivemos um caso marcante, lá no começo do negócio com o posto de gasolina. O cliente não considerava os meus frentistas como profissionais capacitados e eles são o coração deste negócio. É um trabalho de conscientização do profissional, para que ele veja sua capacidade e importância, e do cliente como nosso igual, nem mais nem menos”, sinaliza Cordoba.
Grupo
Além da empresa de contabilidade e o BioPosto, também fazem parte do BioGrupo uma agência de publicidade, um café, uma gráfica, a NutryStation – venda de produtos por meio de vending machines -, e a BikeStation. Essa última é uma startup, trata-se de uma estação automatizada que fornece equipamentos para bicicletas e ciclistas e, recentemente, passou por um processo de aceleração – com investimentos da Porto Seguro e da Plug and Play. A empresa de mobilidade é também uma das selecionadas para o Rocket Startup, reality show da RPC que oferece um programa de mentorias para ideias inovadoras.
Empreenda com o Grupo
Inspirado pelo boom das startups e com o objetivo de expandir o BioGrupo o empresário pretende lançar, ainda em 2019, o projeto Empreenda com o Grupo. Trata-se de um hub de investimentos em novas empresas. “Quem tem uma ideia e não sabe pode onde começar ou quem já tem uma empresa e ela não vai bem, podemos contribuir”, explica. O diferencial do projeto, em relação às aceleradoras que já atuam no mercado de startups, é que as novas empresas passam a ser parte do BioGrupo, aproveitando a expertise e os serviços que a rede já oferece. O BioGrupo assume também a gestão das marcas.
“Estaremos como investidores e sócios, adquirindo até 50% da empresa. No entanto, ela passa a contar com os nossos clientes e nossos serviços. Passa a ter contabilidade, por meio da Fazenda Contabilidade, agência de publicidade, com a Motion Publicidade, e mais tudo o que Grupo inclui”.
As próprias empresas do Grupo atendem-se entre si. “Uma dado que já temos, na prática, é que a Fazenda Contabilidade cresceu 50% neste ano depois que a Motion Publicidade, do BioGrupo, assumiu o marketing da empresa”, finaliza Cordoba.
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