Ouça este conteúdo
O Hospital Angelina Caron, localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e referência internacional em transplante de órgãos, é o primeiro hospital do Brasil a adotar um dos mais exigentes protocolos internacionais para planejamento de cuidados de saúde.
O care planning desenvolvido pela empresa Elsevier, líder global nesse tipo de solução, é um sistema focado em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e aprimorar a eficiência da equipe médica e de enfermagem.
A gerente de enfermagem do Hospital Angelina Caron e responsável por implementar o protocolo na instituição, Eliana Fugitani, explica que a plataforma traz melhorias relevantes na rotina de pacientes e equipes envolvidas nos atendimentos.
"O sistema é baseado em evidências científicas que contribuem para que as equipes multidisciplinares criem planos personalizados de cuidados para cada paciente. Com o uso da plataforma, os profissionais de saúde podem acessar informações atualizadas sobre as melhores práticas de cuidados e diretrizes clínicas, além de integrar informações sobre o histórico do paciente e suas condições médicas atuais."
Adotado pela primeira vez em um hospital no Brasil, o Care Planning Elsevier já é utilizado por milhares de hospitais em todo o mundo, incluindo grandes instituições de renome, como Imperial College (Inglaterra), Baptist Health (Estados Unidos), EHS (Emirados Árabes Unidos) e Fundación Valle del Lili (Colômbia).
Os principais benefícios estão a redução de erros e complicações médicas. "A melhoria na qualidade dos cuidados é reflexo da possibilidade de acesso rápido e fácil a informações atualizadas sobre as condições do paciente e as melhores práticas de atendimento. Isso permite a identificação precoce de problemas e o monitoramento contínuo do progresso do paciente", explica Eliana.
"Além disso, o Care Planning trará um maior empoderamento do time multidisciplinar, especialmente da enfermagem, fornecendo o suporte necessário para que a equipe de enfermagem crie planos de cuidado de maneira autônoma e com base nas necessidades e condições clínicas de cada paciente", completa.