Ouça este conteúdo
A cardiologia e a cirurgia cardíaca se consolidaram como áreas médicas estratégicas para o Hospital INC em 2024. Batizado de INC Cardio, esse setor passou por uma reformulação e recebeu investimentos robustos para ampliar a sua capacidade de atendimento e complexidade dos pacientes.
A equipe médica foi ampliada em cerca de 30%, com a contratação de cardiologistas focados em emergência e também em áreas de atuação específicas como doenças estruturais e das válvulas do coração, cardiointensivismo, cardiogeriatria, cardiologia do esporte e do estilo de vida, insuficiência cardíaca e genética aplicada à cardiologia.
Além da contratação de cardiologistas e o desenvolvimento de áreas específicas, a reformulação do setor se deu na modernização da infraestrutura. A UTI cardiológica, recém-inaugurada, conta com equipamentos de ponta e foi planejada para atender demandas que vão desde a monitorização e investigação de pacientes de maior risco, com dor torácica, até aqueles com necessidade de suporte avançado circulatório com dispositivos. Os setores de internação, aliás, contam com reconhecido serviço de hospitalidade, no qual o paciente é tratado de forma individual, com atenção às suas preferências e particularidades.
O Pronto Atendimento foi ampliado, oferecendo equipe de cardiologistas especializados em atendimentos emergenciais, como o infarto do miocárdio, 24 horas por dia e nos sete dias da semana.
“Com a reformulação, espera-se que o hospital esteja ainda mais capacitado para atender aos pacientes de Curitiba, sobretudo das regiões que têm crescimento populacional acelerado, como dos bairros Ecoville, Bigorrilho, Campina do Siqueira e Campo Comprimido”, informa o cardiologista intervencionista do Hospital INC, Wilton Gomes, acrescentando que ainda estão em andamento algumas obras nos setores de cardiologia, que devem ser finalizadas em março de 2025.
“A reestruturação e modernização do setor será um trabalho contínuo e visa a reafirmação do Hospital INC como referência também em cardiologia, ao lado das instituições mais respeitadas do Brasil e do mundo. O hospital detém nível máximo de entidades acreditadoras, como a ONA”, pontua.
Hemodinâmica mais tecnológica da América Latina
As áreas de cirurgia cardíaca e cardiologia intervencionista - procedimentos por cateteres - tiveram sua equipe expandida e infraestrutura modernizada. O hospital conta hoje com o equipamento mais tecnológico da América Latina de hemodinâmica, que é utilizado em intervenções transcateteres no coração e outros órgãos. Trata-se do equipamento de imagens Philips Azurion 7 Biplano, com tecnologia Clarity, único exemplar no Brasil e que oferece capacidades avançadas de diagnóstico e tratamento de alta complexidade, à exemplo das doenças estruturais do coração, como as doenças de válvulas, cardiopatias congênitas e terapias de prevenção do AVC. Os pacientes podem experimentar procedimentos menos invasivos com recuperação mais rápida e menores riscos de complicações.
De acordo com Wilton Gomes, as intervenções estruturais e por cateteres contam com um time de especialistas de diversas áreas da cardiologia, estruturadas como o “Valve Care Center” e que são dedicadas a avaliar casos desafiadores e planejar o melhor tratamento aos pacientes. “O serviço de hemodinâmica realiza intervenções complexas nas coronárias, incluindo a realização da tomografia de coerência óptica (OCT), disponível hoje em pouquíssimas instituições brasileiras”.
Laboratório 3D como diferencial
A cardiologia do INC dispõe de um laboratório de impressão de 3D exclusivo na cidade, que permite o desenvolvimento de biomodelos do coração e vasos de pacientes com problemas estruturais para simulações e planejamento de procedimentos cirúrgicos e transcateteres. O Serviço de Cardiogeriatria integra cardiologistas e geriatras visando um atendimento especializado a essa população, acima dos 60 anos, que é crescente no país. Já o Serviço de Cirurgia Cardíaca realiza procedimentos complexos que poucos centros, no Brasil e no mundo, são capazes de realizar, como a Cirurgia de Ross para o tratamento de pacientes jovens com doenças da válvula aórtica do coração.
Em 2025, o hospital prevê um Centro de Pesquisa Clínica exclusivo para a cardiologia. Além de garantir o compromisso com a ciência, há a expectativa de o centro participar dos principais ensaios clínicos de medicamentos e dispositivos que irão ajudar milhares de pacientes no futuro. O centro trabalhará de forma integrada com o INC Escola, o braço educacional do hospital, que conta com residência médica e cursos técnicos.