Ouça este conteúdo
Enquanto o Brasil aguarda o leilão para implantar a rede de internet 5G, algo que deve ocorrer ainda neste ano, a Huawei, uma das maiores fornecedoras de equipamentos para telecomunicações do mundo, prepara no Paraná mão de obra necessária para este futuro de internet de alta velocidade.
A multinacional chinesa, que tem escritório para a regional Sul do Brasil em Curitiba, mantém parceria com universidades do estado para oferecer cursos de qualificação na área -- formação de profissionais que conheçam a infraestrutura necessária para o 5G ou desenvolvedores de aplicações para a internet de alta velocidade.
A parceria empresa-universidade, chamada de ICT Academy, já está em andamento na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
De acordo com o diretor da regional, Mateus Cardoso Martini, a intenção é chegar a dez instituições parceiras no estado ainda no primeiro semestre de 2021.
Além destes cursos, a Huawei fechou parceria com o Senai para um programa de capacitação de mão de obra para o setor de telecomunicações do Paraná. A empresa e o Serviço Nacional capacitarão profissionais em um laboratório de última geração, ensinando a instalar e trabalhar com tecnologias wireless, microwave e 'fiber to home'. "É para, basicamente, fomentar a mão de obra para o ecossistema de instalação. Para o 5G, precisa de mão de obra qualificada e gente observou no mercado local uma dificuldade para isso", avalia Martini.
Atuando há 23 anos no Brasil, a multinacional chinesa fornece equipamentos para empresa de telecomunicações que, por sua vez, vendem ao consumidor final tecnologias como a internet 4G -- a mais comum no Brasil hoje. A Huawei espera que a chegada da 5G abra um novo leque negócios.