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O contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica, uma iniciativa da Ibema em parceria com a startup de logística reversa Green Mining e com o Grupo Boticário, arrecadou 1.049.776 toneladas de papel e vidro e distribuiu R$ 590 mil para quem entregou os produtos.
O espaço, localizado em frente à planta da fabricante de papelcartão em Embu das Artes (SP), já impactou mais de 900 famílias ao receber itens como vidro, papelão, papel branco, cartolina e papelcartão. O projeto começou no último trimestre de 2022 e os números são somados até abril deste ano.
“Os papéis que recebemos no contêiner são encaminhados diretamente para o processo produtivo da Ibema para serem transformados nos produtos da linha Ritagli, opção mais sustentável do mercado para embalagens de papelcartão”, comenta o diretor Comercial da Ibema, Julio Jubert.
Ideal para alimentos pré-embalados, produtos farmacêuticos e cosméticos, e mercados de home e personal care em geral o papelcartão da linha Ritagli apresenta rigidez competitiva e possui 55% de sua composição fibras recicladas, 35% vindas de pós-consumo. Também são transformados em matéria-prima para a produção de itens da linha catálogos antigos do Boticário. Assim como o contêiner de Embu das Artes, essa parceria existe desde 2022 e já resultou em 125 toneladas de material reaproveitado.
“O papelcartão, altamente reciclado e oriundo de fonte renovável, é um excelente substituto para as embalagens plásticas. Hoje, o Brasil fabrica 11 milhões de toneladas de plástico por ano, mas apenas 1,2% do total é reciclado, segundo dados da WWF e do Banco Mundial. Além disso, cerca de 325 mil toneladas do material vão parar no mar anualmente, de acordo com levantamento da Oceana, organização internacional focada na preservação dos oceanos”, acrescenta Julio.
Junto da Green Mining e da BO Packaging, a empresa também transforma copos de uso único de lanchonetes do McDonald’s. Entre 2023 e 2024 já foram coletadas, aproximadamente, cinco toneladas de material.
“Os objetivos de curto prazo da Ibema incluem ampliar nossa participação no mercado de economia circular e se tornar cada vez mais referência em produtora de alternativas para substituir o plástico, especialmente os chamados ‘plásticos de uso único’, como as embalagens. Acredito que estamos no caminho certo”, finaliza Julio.