Prestes a completar 26 anos de atuação no país, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) ganhou, no início deste ano, um braço de educação com foco na capacitação profissional nas áreas de governança e compliance tributários.
Quem está à frente do IBPT Educação Ltda são as advogadas tributaristas Letícia Mary Fernandes do Amaral – filha do fundador do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral – e Tailane Moreno Delgado Moro.
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Lançada em março, a plataforma de ensino a distância do IBPT Educação reúne seis cursos com carga horária entre 32 e 120 horas, além de seis workshops, todos planejados, coordenados e executados pelos profissionais do IBPT. O carro-chefe é o curso “Formação de Tributarista”, que já era oferecido pelo instituto há pelo menos 20 anos na modalidade de ensino a distância, e foi totalmente reformulado para se adequar aos novos padrões do EAD.
Até o final deste ano, o objetivo é vender cerca de 100 cursos por mês na plataforma, alcançando R$ 60 mil de faturamento – hoje a empresa fatura cerca de R$ 20 mil. O IBPT Educação nasceu com um investimento de R$ 80 mil.
Ainda neste ano, o IBPT Educação deve relançar o MBA em Governança Tributária na modalidade de ensino a distância, em parceria com a Universidade Positivo. O curso criado por uma parceria do IBPT, INFOCO e Grupo Educacional Opet chegou a ser ofertado em 2015. “Estamos na fase final da remodelagem e devemos relançar o curso em setembro. Como é a distância não tem um número mínimo de alunos, ou seja, a primeir turma pode começar já em outubrodiz Letícia.
Cursos presenciais
Os planos para 2019 incluem a criação de um calendário permanente de cursos e eventos presenciais. Neste cronograma vai entrar, por exemplo, o curso de atualidades na área tributária brasileira, oferecido geralmente no início do ano e com grande procura. Não é por acaso: desde que a Constituição Federal entrou em vigor, em 1988, o país produz 46 novas normas tributárias a cada dia útil, segundo levantamento do próprio IBPT.
A ideia é oferecer alguns cursos no modelo presencial para um público mais enxuto justamente para promover o networking entre os profissionais e especialistas desta área no país. Segundo Letícia, as duas sedes do IBPT, em Curitiba e São Paulo, têm espaços com capacidade para receber cerca de 30 pessoas.
Com o modelo de negócio mais consolidado, o próximo passo é lançar novos cursos online, totalizando quatro no ano. “Notamos que há uma procura crescente de profissionais das regiões Norte e Nordeste que são muito carentes de opções de cursos nesta área. A educação a distância ajuda a suprir esta demanda”.
Demanda reprimida por qualificação na área tributária
Referência quando se trata do complexo sistema tributário brasileiro, o trabalho do IBPT já envolvia, em certa medida, eventos e cursos de capacitação, mas essa nunca foi uma prioridade do instituto. A ideia de entrar no mercado educacional veio com a percepção de que havia uma demanda não atendida por qualificação nesta área, conta Letícia.
“Queremos formar profissionais de mercado que tenham o selo de qualidade da marca IBPT”
Neste primeiro momento, o alvo são os profissionais de contabilidade e advogados tributaristas, além de administradores e economistas que atuam na área tributária. Os contadores, por exemplo, precisam ter 40 horas de educação continuada por ano, e todos os cursos do IBPT Educação são reconhecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Em média as empresas destinam 1,5% do faturamento para se manter em dia com o Fisco. É um desafio para todas as empresas, mas principalmente para as pequenas, que costumam terceirizar este serviço. “Qualquer erro pode levar a um grande prejuízo. Por isso é tão importante ter profissionais qualificados”, ressalta Letícia.
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