A loja da W Investments recém-inaugurada no piso L3 do shopping Pátio Batel, em Curitiba, é um convite para conhecer o mercado imobiliário de alto padrão da capital sem sair do lugar, no conforto do ar-condicionado. Tentador, não?
O espaço de 42 metros quadrados foi projetado para conduzir o cliente às melhores oportunidades de negócio com a ajuda da tecnologia de realidade virtual. Ali, fazendo uso de tecnologias como óculos rift (de realidade virtual aumentada), tour 3D, maquetes virtuais e telas planas, o visitante pode conhecer em detalhes os principais lançamentos do mercado de alto padrão, fazer um tour por empreendimentos prontos à venda e visitar decorados de construtoras e incorporadoras parceiras, como Helbor, Plaenge, Laguna e Hugo Peretti. Tudo isso de forma interativa, como se o clientes estivesse caminhando dentro do imóvel.
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No primeiro piso do shopping, um quiosque da W Investments mostra em projeção holográfica os principais lançamentos imobiliários da cidade. Estrategicamente posicionado, ele funciona como um chamariz para a loja-conceito, explica Andrea Camargo Zapparoli, sócia-diretora da W Investments. O objetivo, segundo ela, era fazer algo diferente do que a concorrência já faz — e a aposta foi na tecnologia.
A ideia de usar realidade virtual para vender imóveis veio, segundo Andrea, depois de observar muito o mercado, especialmente o perfil dos consumidores. “Nossos clientes valorizam muito seu tempo e fazem tudo pela internet”. Ao desenhar o conceito da loja, o objetivo era levar o mercado até o cliente sem que ele precisasse se deslocar pela cidade, peregrinando por vários empreendimentos distintos, mas sem abandonar um dos pontos fortes da empresa que é o atendimento consultivo.
Segundo Andrea, o uso de tecnologias virtuais para vender empreendimentos não exclui a experiência presencial do cliente, mas torna a busca pelo imóvel perfeito mais assertiva, ajudando a selecionar as opções que mais agradam ao cliente.
Uma vitrine para alavancar negócios
Para a W Investments, a loja no Pátio Batel também tem grande potencial para fisgar novos clientes, principalmente de fora de Curitiba. O público do shopping, com frequentadores das classes A e B, é justamente o público da empresa, que trabalha com imóveis de alto padrão nos mercados de Curitiba, Litoral de Santa Catarina, além de Miami e Orlando, nos EUA.
“Era uma expectativa que a gente tinha e se confirmou já nos primeiros dias. Recebemos um visitante do Chile e outro do Rio de Janeiro. É um cliente [em potencial] que não chegaria até nós de outra forma”, diz.
Há cinco anos no mercado, a W Investments mantém o escritório “tradicional” no corporativo 2820, na Avenida Iguaçu, com corretores, atendimento ao cliente e jurídico. A loja do Pátio Batel ganhou status de vitrini, mas deve ajudar a alavancar os negócios.
A expectativa da empresa é crescer o dobro em 2019. Mais resiliente aos efeitos da crise, o mercado de alto padrão impulsionou um crescimento médio de 30% da W Investments últimos anos. “Sentimos que produtos de qualidade e bem posicionados no mercado não sofreram tanto”, diz Andrea.