O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) passou por uma visita de manutenção da Certificação de Acreditação Hospitalar pela metodologia ONA (Organização Nacional de Acreditação). O INC é certificado Nível 3 com Excelência desde o ano de 2014. Durante dois dias, avaliadoras do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) realizaram auditorias no hospital, que resultaram na recomendação à ONA para a manutenção da Certificação Nível 3 do INC.
Foram avaliados 19 setores do hospital, com o acompanhamento da equipe de Qualidade do INC. “O gestor de cada área respondeu aos questionamentos feitos e tudo fluiu de forma orgânica, porque nós já temos um processo de auditoria interna no hospital, com um cronograma anual que trabalha com os projetos deixados na visita anterior, com as recomendações realizadas pelo IQG”, informa Alessandra Baliski, coordenadora da Qualidade do INC.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
De acordo com Baliski, as visitas de manutenção fortalecem as estratégias de gestão do hospital, que utiliza a governança clínica e a gestão por microssistemas, com foco no cuidado centrado na experiência do paciente. “O nosso hospital está preocupado em garantir a melhor assistência ao paciente, o que está dentro do nosso escopo de missão, visão e valores. A qualidade caminha junto com a gestão de riscos assistenciais, promovendo o melhor atendimento e de maneira mais eficiente dentro do que foi proposto no plano terapêutico do paciente”.
Importante ressaltar que, hoje, o INC possui seis processos de certificação (programas de qualidade): Acreditação Hospitalar (ONA), Programa Segurança em Alta (Unimed), Centro Internacional de Neuro-oncologia (DKG), Programa de Qualificação (Bradesco Saúde), Programa Nacional de Boas Práticas de Segurança do Paciente (Anvisa) e é reconhecido pela ANS como uma instituição com o grau máximo pela ONA.
Ainda segundo Baliski, os processos de certificação e programas de qualidade são viáveis e atingem os objetivos propostos. “O diferencial é o nosso time. Com certeza a equipe interdisciplinar é fundamental, fazendo a adesão aos requisitos dos processos, executando as rotinas de assistência direta ou indireta, de forma humana e eficaz. Nenhum programa seria possível sem o engajamento da equipe”, observa.
Acreditação ONA
Criada pela ONA, a certificação da acreditação hospitalar é um método de avaliação que visa promover segurança e qualidade no setor de saúde a partir de uma metodologia pautada na melhoria contínua com foco em resultados, que agregam valor na assistência do paciente. Para receber a certificação, a instituição hospitalar precisa atender a esses critérios e padrões, reconhecidos internacionalmente, sobre estrutura e segurança, processo e gestão integrada, e excelência em gestão (inclui processos técnicos, multiprofissionais, as rotinas e a prática da assistência). A última recertificação do INC ocorreu em outubro do ano passado e tem validade de três anos.
A certificação de Acreditação Hospitalar ONA se destaca como preferência entre as instituições hospitalares no Brasil e, no Paraná, o INC é uma das três primeiras que conquistou essa certificação. O hospital iniciou o processo com o diagnóstico em 2008 e já, no ano seguinte, conquistou a certificação Nível 1. No Nível 3 ONA, o INC já foi recertificado quatro vezes.
A avaliação é realizada de forma voluntária e reservada, e não tem caráter fiscalizatório. É um programa de educação continuada das prestadoras de serviço de saúde, que é revisado periodicamente.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast