A indústria de alimentos do Paraná se tornou a segunda maior do Brasil em valor de produção, atrás apenas da de São Paulo. Em 2022, vendeu R$ 136,6 bilhões, o que representa 12,7% do faturamento nacional (R$ 1,075 trilhão).
Há 3,5 mil estabelecimentos do setor no estado, onde trabalham 216 mil pessoas, ou seja, 31,7% do total empregado na indústria de transformação paranaense (acima da média nacional de 24%). O número de novos postos de trabalho formais na indústria de alimentos do Paraná cresceu 6,3% na comparação com 2021.
Os dados são da pesquisa econômica anual da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
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O estado é um dos principais exportadores do Brasil, com vendas de US$ 8,9 bilhões em 2022 e expansão de 32,7% em relação a 2021. Ele completa que, no ano passado, a produção física paranaense cresceu 1,5%.
“O Paraná tem uma relevância muito grande, uma vez que responde por 15% do total das exportações brasileiras de alimentos industrializados. O Porto de Paranaguá é um hub de distribuição desses produtos e de grãos para o exterior”, afirma o presidente executivo da ABIA, João Dornellas.
Faturamento nacional
Em 2022, a indústria de alimentos do Brasil faturou 16,6% a mais que o apurado no ano anterior. No mercado interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões, 14,3% acima do registrado em 2021 em termos nominais (não deflacionados). As vendas reais totais (descontada a inflação), considerando mercado interno e exportações, expandiram 3,7%, e a produção física teve um incremento de 2,5%.
As exportações cresceram 30% em valor, com faturamento de R$ 304,4 bilhões. A geração de novos postos de trabalho no setor merece destaque: foram 58 mil novos postos, uma expansão de 3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.
Além de conjunturas políticas e econômicas nacionais e internacionais, os resultados podem ser atribuídos também aos investimentos na expansão de plantas fabris, pesquisa e desenvolvimento, fusões e aquisições, compra de máquinas e equipamentos, que alcançaram R$ 23,6 bilhões, percentual de 2,2% do faturamento total da indústria de alimentos.
Exportações
O Brasil permanece no posto de segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo: foram 64,8 milhões de toneladas vendidas para 190 países, com destaque para proteínas animais, açúcares, farelos, óleos e gorduras. Ainda assim, as vendas para o exterior equivalem a apenas 28% do faturamento total da indústria, ao passo que o mercado interno representa 72%: no varejo alimentar, R$ 563,7 bilhões, e no food service (alimentação fora do lar), R$ 208 bilhões.
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