Paraná responde por quase 13% do setor de alimentos do Brasil.| Foto: Unsplash
Ouça este conteúdo

A indústria de alimentos do Paraná se tornou a segunda maior do Brasil em valor de produção, atrás apenas da de São Paulo. Em 2022, vendeu R$ 136,6 bilhões, o que representa 12,7% do faturamento nacional (R$ 1,075 trilhão).

CARREGANDO :)

Há 3,5 mil estabelecimentos do setor no estado, onde trabalham 216 mil pessoas, ou seja, 31,7% do total empregado na indústria de transformação paranaense (acima da média nacional de 24%). O número de novos postos de trabalho formais na indústria de alimentos do Paraná cresceu 6,3% na comparação com 2021.

Os dados são da pesquisa econômica anual da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Publicidade

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O estado é um dos principais exportadores do Brasil, com vendas de US$ 8,9 bilhões em 2022 e expansão de 32,7% em relação a 2021. Ele completa que, no ano passado, a produção física paranaense cresceu 1,5%.

“O Paraná tem uma relevância muito grande, uma vez que responde por 15% do total das exportações brasileiras de alimentos industrializados. O Porto de Paranaguá é um hub de distribuição desses produtos e de grãos para o exterior”, afirma o presidente executivo da ABIA, João Dornellas.

Faturamento nacional

Em 2022, a indústria de alimentos do Brasil faturou 16,6% a mais que o apurado no ano anterior. No mercado interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões, 14,3% acima do registrado em 2021 em termos nominais (não deflacionados). As vendas reais totais (descontada a inflação), considerando mercado interno e exportações, expandiram 3,7%, e a produção física teve um incremento de 2,5%.

As exportações cresceram 30% em valor, com faturamento de R$ 304,4 bilhões. A geração de novos postos de trabalho no setor merece destaque: foram 58 mil novos postos, uma expansão de 3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.

Publicidade

Além de conjunturas políticas e econômicas nacionais e internacionais, os resultados podem ser atribuídos também aos investimentos na expansão de plantas fabris, pesquisa e desenvolvimento, fusões e aquisições, compra de máquinas e equipamentos, que alcançaram R$ 23,6 bilhões, percentual de 2,2% do faturamento total da indústria de alimentos.

Exportações

O Brasil permanece no posto de segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo: foram 64,8 milhões de toneladas vendidas para 190 países, com destaque para proteínas animais, açúcares, farelos, óleos e gorduras. Ainda assim, as vendas para o exterior equivalem a apenas 28% do faturamento total da indústria, ao passo que o mercado interno representa 72%: no varejo alimentar, R$ 563,7 bilhões, e no food service (alimentação fora do lar), R$ 208 bilhões.