| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Em agosto, o Paraná teve uma produção industrial acima do período pré-pandemia, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os números, o estado produziu 1,8% mais do que em fevereiro de 2020, quando a pandemia ainda não havia impactado as linhas de produção.

CARREGANDO :)

A indústria do estado vem em ritmo de recuperação. Na comparação mensal, a produção de agosto ficou 1,5% acima da de julho. Caso a base de análise seja agosto de 2020, a alta foi de 8,7%. Ainda, no acumulado do ano, o Paraná produziu 15,1% a mais do que entre janeiro e agosto do ano passado.

É um desempenho melhor do que a média nacional. Entre janeiro e agosto de 2021, a indústria brasileira produziu 9,2% e na comparação de agosto e julho de 2021, houve recuo de 0,7%.

Publicidade

A boa performance do estado está ligada à recuperação de setores econômicos em que o estado se destaca, como produção de maquinário agrícola, de madeira, e de produtos de ferro e metal. Além disso, o estado flexibilizou restrições sanitárias, o que direta e indiretamente impacta a indústria.

Outro ponto é destacado pelo economista Evânio Felippe, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que acredita em uma influência da chegada do fim de ano. “A indústria se antecipa a esta tendência agora e aumenta a produção nas fábricas para poder atender à demanda dos próximos meses. Some-se a isso a melhora no mercado de trabalho formal no estado, que este ano é quase nove vezes maior do que o registrado de janeiro a agosto do ano anterior”, diz, em comunicado.