O Paraná foi um dos estados que mais tem se beneficiado com a migração da indústria da transformação do Sudeste para outras regiões do Brasil. De acordo com um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o estado cresceu 1,26% na participação da produção industrial do país entre os biênios de 2007/2008 e 2017/2018. Foi o terceiro melhor salto no país, atrás apenas de Bahia e Pernambuco.
O estudo do CNI mostra que as indústrias estão se deslocando do Sudeste para, principalmente, estados do Sul e do Nordeste. Com isso, praticamente todos os estados dessas duas regiões cresceram na divisão do bolo industrial. Apesar disso, unidades como São Paulo e Rio ainda concentram boa parte do PIB industrial brasileiro.
Nesse espaço analisado de 10 anos, o Paraná aumentou seu ganho de participação na produção da indústria de transformação brasileira de 6,89% para 8,15%. Os setores que mais impactaram nesse resultado foram os de impressão e reprodução, produtos de madeira, veículos automotores e celulose e papel.
No segmento dos veículos, por exemplo, o Paraná subiu do 3º para o 2º lugar, com 13,9% da produção nacional, deixando para trás o estado de Minas Gerais, com 9,6% da participação.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast