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A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) - índice que retrata o ânimo do consumidor no país - cresceu no Paraná em agosto após quatro meses de queda.
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O ICF subiu 2,2% nesse mês em comparação ao mesmo período de 2021, fechando em 96,8 pontos. Porém, o índice ainda segue insatisfatório por estar abaixo dos 100 pontos.
O levantamento é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR).
Dos sete itens que compõem o cálculo do ICF, o Nível de Consumo Atual foi o que mais aumentou na variação mensal, com alta de 10,2% em relação a julho.
Também tiveram elevação os aspectos Emprego Atual (3,2%), Renda Atual (1,8%) e Perspectiva de Consumo (1,6%). Por outro lado, apresentaram redução a Perspectiva Profissional (-2,0%), Acesso ao crédito (-0,9%).
Já o índice do Momento para Consumo de Duráveis atingiu o menor patamar da série histórica, em -0,5%. Isso evidencia que o consumidor paranaense está pouco propenso a adquirir produtos de maior valor agregado.
Ao avaliar a faixa de Rendimento das Famílias do estado, o ICF aponta tendências diferentes conforme a renda. Nas famílias com renda acima de dez salários mínimos, houve elevação de 3,5% no índice, atingindo 105,5 pontos. Já entre as famílias de renda menor, o crescimento foi de 1,9%, porém o índice ficou insatisfatório por estar abaixo dos 100 pontos.