Como engajar colaboradores e, consequentemente, ter uma base sólida de clientes?| Foto: Unsplash
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Segundo o relatório State of the Global Workplace, feito pela Gallup e divulgado no ano passado, apenas 23% dos funcionários se sentem engajados no ambiente profissional. O estudo englobou diversos países do mundo e contou com mais de 122 mil participantes.

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Segundo a pesquisa global, a média de engajamento dos funcionários na América Latina e Caribe, onde o Brasil está inserido, é ligeiramente superior à média global: 31%. Neste cenário, surge uma dúvida, principalmente para os gestores: como engajar colaboradores e, consequentemente, ter uma base sólida de clientes?

O diretor de relações com o mercado e marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Luis Humberto de Quental, observa que quando se sentem valorizados e veem o impacto positivo de seu trabalho na empresa, os colaboradores transmitem o mesmo cuidado e atenção aos clientes. Ou seja, transformamos transações em experiências.

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O desafio, afirma Quental, está em gerar um propósito genuíno que envolva os colaboradores, motivando todos em prol de uma causa comum, que deve ser perceptível no dia a dia. A observação do Diretor da ABRH-PR é similar às sugestões encontradas no relatório State of the Global Workplace de que os líderes têm a capacidade de mudar esse cenário.

“A jornada para encantar os clientes começa nos bastidores, nos corações e mentes dos colaboradores. Quando uma empresa investe na cultura e no bem-estar de seus colaboradores, ela está plantando as sementes para um sucesso duradouro”, exemplifica.

Luis Humberto de Quental, diretor da ABRH-PR, destaca que a mudança passa pelas lideranças| Foto: Divulgação/ABRH-PR

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