
O primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Paraná. O projeto do veículo foi desenvolvido pela Unidade Florestal da empresa, que trouxe a tecnologia da Austrália. Neste primeiro momento, o caminhão vai atuar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.
O mecanismo diferenciado do caminhão dobrável permite que a segunda carroceria seja encolhida, somando-a à primeira. Assim, ele passa de 19 para 15 metros. O modelo específico é um “bitrem”, utilizado para o carregamento de toras de madeira. Entre as vantagens do uso do veículo, está a liberação de mais área, permitindo ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via. Além disso, ele deve gerar economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.
Confira, no vídeo da Klabin, como funciona o novo caminhão.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião