O primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Paraná. O projeto do veículo foi desenvolvido pela Unidade Florestal da empresa, que trouxe a tecnologia da Austrália. Neste primeiro momento, o caminhão vai atuar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.
O mecanismo diferenciado do caminhão dobrável permite que a segunda carroceria seja encolhida, somando-a à primeira. Assim, ele passa de 19 para 15 metros. O modelo específico é um “bitrem”, utilizado para o carregamento de toras de madeira. Entre as vantagens do uso do veículo, está a liberação de mais área, permitindo ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via. Além disso, ele deve gerar economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.
Confira, no vídeo da Klabin, como funciona o novo caminhão.
Acuado pela inflação e distante do campo, Lula acumula “barbeiragens” na lida com o agro
Lula abandona reunião sobre inflação dos alimentos e tenta remediar com alíquota zero; acompanhe o Entrelinhas
Enquete: medidas do governo Lula vão baratear os alimentos?
PIB brasileiro cresceu 3,4% em 2024, mas deve desacelerar neste ano; entenda
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast