Para atender à crescente demanda no mercado brasileiro de energia solar, a paranaense L8 Energy, que já atua há oito anos na distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, decidiu ampliar o seu portfólio com o serviço de Operação e Manutenção (O&M) de usinas solares.
“Muitas empresas já perceberam as vantagens econômicas e ambientais dos sistemas fotovoltaicos e, por isso, nos últimos anos tivemos um crescimento exponencial na quantidade de usinas de até 5MW instaladas em todo o país. A regulação do mercado livre de energia impulsionou ainda mais este setor e, hoje, as usinas são buscadas tanto para reduzir os custos operacionais das companhias quanto por investidores que pretendem comercializar a energia”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Ele comenta que a expansão da energia solar centralizada abriu um imenso mercado para profissionais capacitados atuarem na operação e manutenção das usinas. “Este serviço é altamente especializado e engloba não somente a gestão da usina, mas a identificação de problemas que podem comprometer a sua produtividade. Por isso, contamos com diferentes recursos tecnológicos para acompanharmos diariamente todos os indicadores e agirmos de forma preventiva, a fim de garantir a boa performance do sistema”, destaca.
Atualmente a L8 faz a operação e manutenção de duas usinas localizadas em Espinosa e Coração de Jesus, ambas em Minas Gerais, estado que lidera a geração solar centralizada no país. Por meio de um sistema de supervisão, a equipe monitora remotamente toda a operação da usina como geração de energia, desempenho dos trackers, energia injetada na concessionária, dados da estação solarimétrica e possíveis falhas nos inversores, por exemplo.
Os serviços de O&M envolvem ainda a limpeza dos módulos e da vegetação, manutenções preventivas da fixação dos módulos e do cabeamento, monitoramento da temperatura dos inversores e SKID. “Não só oferecemos este serviço de O&M como também temos uma Central de Assistência Técnica certificada pelos principais fabricantes para a manutenção e conserto de inversores”, ressalta Leandro Kuhn.
Segundo o boletim de outubro da ABSOLAR, a potência instalada de sistemas fotovoltaicos no Brasil é de 48 mil MW, sendo 15.620 MW de geração centralizada e 32.624 MW de geração distribuída. Com isso, a energia solar representa 20,28% de toda a energia elétrica produzida no país, atrás apenas da hídrica, que é responsável por 46% da matriz elétrica brasileira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião