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Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Tecnologia

Mais economia, menos poluição: os novos caminhões Volvo que serão feitos em Curitiba

Novos caminhões Volvo serão lançados em 2023 com até 8% de economia no consumo de combustível. (Foto: Divulgação Volvo)

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A Volvo do Brasil apresentou nesta terça-feira (4) a nova linha de caminhões FH, FM e FMX que será produzida em Curitiba a partir de 2023. Os novos caminhões começam a ser produzidos para todo o mercado nacional e da América Latina logo após as férias coletivas no início do ano na fábrica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Os modelos entram em um novo estágio de desempenho, economia e redução de gases poluentes. As novas linhas vão seguir a meta Euro 6 do mercado europeu de redução na emissão de poluentes. A nova tecnologia permite economia no consumo de diesel e, consequentemente, na emissão de dióxido de Carbono (CO2) e outros gases poluentes.

"Com todas as adaptações que tivemos que fazer para o mercado brasileiro, os novos modelos terão economia de até 8% no consumo de combustível em relação à geração atual da Volvo", explica o diretor executivo de Caminhões da marca sueca no Brasil, Alcides Cavalcanti.

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Novos caminhões Volvo serão lançados em 2023 com até 8% de economia no consumo de combustível.

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A Volvo tem uma meta global ousada de despoluição de seus veículos, incluindo a produção brasileira. O plano é de até 2030 produzir veículos que emitam 50% menos CO2 dos que os modelos atuais e redução de 100% nos fabricados até 2040. A meta final é de que até 2050 todos os veículos Volvo que circulem pelo mundo tenham emissão zero de CO2. Semana passada, a multinacional iniciou na matriz da Suécia a produção de caminhões pesados elétricos. A partir de 2025 começam os testes com caminhões elétricos a hidrogênio.

Tecnologia

Nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor Volvo D13K Euro 86 apresenta a nova tecnologia Wave, que garante queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e, consequentemente, maior rendimento. "A tecnologia permite que se injete menos diesel no motor, mas mantendo o mesmo torque", explica o gerente de engenharia de Vendas da Volvo Caminhões, Jesemiel Valério.

Outra novidade é a caixa de câmbio I-Shift. Em sua sétima geração, a nova transmissão permite ganho de até 30% no tempo de troca de marcha em relação ao modelo atual.

Os novos caminhões Volvo virão ainda com tecnologias já consagradas que também permitem a economia de combustível. Como a Aceleração Inteligente Volvo, que identifica por algoritmos a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e carga do caminhão.

Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo do Brasil. (Foto: Divulgação Volvo)

Outro dispositivo mantido é o I-See pré-mapeado, sistema que permite ao motorista gerenciar de forma eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marchas e o freio motor a partir informações da estrada coletadas pela tecnologia conectada.

Custo, procura e manutenção

A tecnologia de ponta vai trazer aumento no valor final dos caminhões, adianta a Volvo. De acordo com Cavalcanti, a previsão é de que o caminhões Euro 6 iniciem as vendas com valor 20% acima dos modelos atuais.

"Esse percentual de 20% vai ter que ser repassado no preço de venda ao consumidor. Mas mesmo mais caro seguimos com a preferência no mercado justamente porque o cliente vê valor no nosso caminhão. Ele sabe que estamos agregando muito no produto que está adquirindo", reforça diretor executivo de Caminhões.

Antes mesmo de iniciar as vendas dos novos modelos, a Volvo já vem recebendo pedidos dos novos caminhões. Em especial de empresas que operam grandes frotas.

"A procura dos grandes frotistas ganhou força no segundo trimestre desse ano. Nesse momento estamos até com dificuldade de atender novas encomendas mesmo com a produção bastante acelerada", afirma Cavalcanti.

Já em relação à manutenção, a Volvo não acredita em maiores impactos do serviço no Brasil. Um dos motivos, aponta Cavalcanti, é pela própria tecnologia do movo motor. "A redução do consumo de combustível acaba estendendo naturalmente a manutenção", explica o executivo.

Investimentos em Curitiba

A Volvo vai investir na fábrica de Curitiba R$ 1,5 bilhão até 2025 na produção de caminhões, ônibus e motores. Em junho, a multinacional anunciou a liberação de R$ 881 milhões desse aporte.

O investimento bilionário é na modernização da linha de montagem, bem como em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Entre os projetos que o Centro de Pesquisas de Curitiba trabalha está a de motores elétricos para veículos pesados.

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