Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Mesmo com crise, estado ampliou presença no PIB nacional em 2016

Problemas climáticos no campo foram um dos fatores que influenciaram negativamente no PIB de 2016 (Foto: )

No último ano (2016) da mais grave crise econômica da história brasileira, o PIB paranaense recuou menos do que o brasileiro, segundo dados divulgados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração foi de 2,6%, contra 3,3% do nacional, em 2016. Roraima, com uma expansão de 0,2%, foi o único estado que cresceu nesse ano.

A quinta maior economia estadual gerou riquezas no valor de R$ 401,7 milhões em 2016. O Estado está atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O Paraná teve uma pequena variação positiva no peso da economia nacional: agora representa 6,4% do PIB brasileiro. O IBGE atribui essa alta à atividade eletricidade e gás, água e esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que reduziu custos entre 2015 e 2016, e ao ganho relativo de participação no cenário da construção nacional.

O Paraná tem o sétimo maior PIB per capita, com R$ 35,7 mil, cerca de 10% superior ao nacional. Está atrás dos outros dois estados do Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os salários respondem por um terço do PIB estadual (33,3%). É um peso ligeiramente inferior ao registrado em 2014, antes da crise, quando representavam 33,6% da riqueza gerada no Paraná.

Setores mais atingidos pela crise

A crise afetou fortemente o desempenho da indústria de transformação (-4%), construção civil (-7,5%), comércio e reparação de veículos (-6,4%), e transporte, armazenagem e correio (-0,2%).

A produção agrícola foi impactada negativamente pelas chuvas, segundo o órgão nacional de estatística. A retração do PIB gerado pelo campo foi de 5,3%. É a quinta pior entre os 12 estados que tiveram uma queda menor do que o PIB nacional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.