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A TechInvestor, fundo do Grupo Viasoft com tese de investimento direcionada a empreendimentos tecnológicos para o agronegócio, consolidou em abril a aquisição de 13,43% da CargOn, startup paranaense e primeiro operador logístico digital do mundo. Com isso, o grupo chega a quase 30% de participação na startup – em rodada de investimento anterior, o Grupo Viasoft já havia adquirido 15,66%. O valuation (valor de mercado) da CargOn, para a operação, foi de R$ 47,5 milhões.
De acordo com o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola, CEO da TechInvestor, o investimento na CargOn se pauta nas soluções tecnológicas em logística que a empresa dispõe para empresas da cadeia produtiva do agronegócio. “Nossa tese de investimentos consiste em investir em aquisições no agtech [startups com atendimento ao agro] e agfintech [fintechs também para o agro]. E a CargOn é um importante operador logístico digital que atende esse setor de peso na economia.”
Os 13,43% da CargOn recém-adquiridos pela TechInvestor eram pertencentes a investidores-anjo, que realizaram o “exit” – trata-se de um movimento de saída da sociedade e de retorno do investimento dos investidores iniciais quando a startup alcança certo estágio de solidez e de resultados. “As características e condições da CargOn são os fundamentos que nos levaram a realizar esse investimento com extremo conforto e segurança”, acrescenta Viola.
Junto com essa aquisição da TechInvestor, a CargOn obteve também aportes de mais de R$ 3 milhões da EqSeed, plataforma de rodada de investimentos na modalidade Equity Crowdfunding (aportes diretos de grupo de investidores). Com essa operação, a startup se posicionou como a maior do país a se utilizar desse modelo, informa o CEO da CargOn, Denny Mews.
Com a ampliação da participação da TechInvestor e os aportes da EqSeed, a CargOn se prepara para dobrar o seu faturamento. Em abril de 2024, a startup calcula chegar a R$ 30 milhões, em 12 meses, ante os R$ 14,9 milhões anuais atuais (faturamento de 2022).
De acordo com o CEO da CargOn, Denny Mews, pelo menos 70% dos novos recursos serão aplicados em projetos voltados à expansão da startup. “Já temos produto montado, estratégia montada. Nosso foco agora é, principalmente, comercial. Devemos aplicar 41% dos recursos em crescimento da empresa e outros 30% para a evolução da tecnologia que desenvolvemos. O restante será destinado a ações internas e operações”, adianta.
A CargOn foi concebida em 2019, e iniciou suas operações em 2020. No primeiro ano, o faturamento foi de R$ 390 mil, montante que cresceu quase 16 vezes em 2021, chegando a R$ 6,5 milhões. Em 2022, novo salto, com faturamento alcançando os R$ 14,9 milhões já citados. Atualmente, o valuation está em R$ 47,5 milhões. A empresa tem sede em Curitiba.