Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Luto

Morre Hans Voswinckel, presidente da Servopa que ajudou na consolidação da CIC

Hans Voswinckel, presidente do Grupo Servopa que faleceu aos 84 anos. (Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo / Arquivo)

Ouça este conteúdo

Faleceu na manhã desta segunda-feira (24) o presidente do Grupo Servopa, Hans Voswinckel, aos 84 anos. A empresa curitibana é uma das principais redes de concessionárias do Brasil, com 44 lojas de 13 marcas de carros, motos e caminhões no Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo também administra o Consórcio Servopa.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

Voswinckel se formou em engenharia elétrica e administração na cidade de Hamburgo, Alemanha, seu país natal. Imigrou ao Brasil em 1961, aos 23 anos, quando veio ao Rio de Janeiro trabalhar em uma fabricante de geradores e motores elétricos.

Seis anos antes de Voswinckel vir ao Brasil, o sogro dele, o mecânico e também imigrante Rudolph Richard Petersohn inaugurou a distribuidora de veículos Serviços Volkswagen Paranaense (Servopa), que se tornaria uma das marcas mais tradicionais de Curitiba. Voswinckel assumiu a direção do grupo em 1970, quando a Servopa deu um grande salto, tornando-se uma potência nas vendas de carros Volkwagen.

Na década de 1990, sob a administração de Voswinckel, a Servopa expandiu para novas marcas, entre elas Audi, Honda, Hyundai, Harley Davidson, Triymph e Ducati. Em julho desse ano, o Grupo Servopa inaugurou em Curitiba a primeira concessionária do Paraná e a terceira do Brasil da marca BYD, uma das líderes no mercado da China de veículos elétricos.

VEJA TAMBÉM:

Voswinckel foi dirigente de diversas associações de marcas de veículos em São Paulo. Em 2016, ao deixar o conselho da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha , o empresário recebeu a Cruz da Ordem do Mérito do governo da Alemanha. A ordem é outorgada a cidadãos alemães e estrangeiros que se destacaram por seus extraordinários esforços nos campos da economia, política, social e religião.

Voswinckel presidiu a a Câmara Brasil-Alemanha de 1975 a 1981. Nesse período, o diretor da Servopa teve papel essencialna consolidação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao trazer delegações de grandes empresas alemãs para conhecer o projeto do bairro industrial, as quais boa parte ficou na capital.

O empresário deixa três filhas e seis netos. O velório será nesta terça-feira (26), das 10h às 17h no Memorial Luto de Curitiba. A família e o Grupo Servopa comunica que quem desejar prestar a última homenagem ao empresário pode fazer doações à entidade Lar Dona Vera no lugar de coroas de flores.

Dados
Banco Santander
Ag. 4403
C/C 13.00.00.254
CNPJ: 01234.649/0001-30

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.