Faleceu na manhã desta segunda-feira (24) o presidente do Grupo Servopa, Hans Voswinckel, aos 84 anos. A empresa curitibana é uma das principais redes de concessionárias do Brasil, com 44 lojas de 13 marcas de carros, motos e caminhões no Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo também administra o Consórcio Servopa.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
Voswinckel se formou em engenharia elétrica e administração na cidade de Hamburgo, Alemanha, seu país natal. Imigrou ao Brasil em 1961, aos 23 anos, quando veio ao Rio de Janeiro trabalhar em uma fabricante de geradores e motores elétricos.
Seis anos antes de Voswinckel vir ao Brasil, o sogro dele, o mecânico e também imigrante Rudolph Richard Petersohn inaugurou a distribuidora de veículos Serviços Volkswagen Paranaense (Servopa), que se tornaria uma das marcas mais tradicionais de Curitiba. Voswinckel assumiu a direção do grupo em 1970, quando a Servopa deu um grande salto, tornando-se uma potência nas vendas de carros Volkwagen.
Na década de 1990, sob a administração de Voswinckel, a Servopa expandiu para novas marcas, entre elas Audi, Honda, Hyundai, Harley Davidson, Triymph e Ducati. Em julho desse ano, o Grupo Servopa inaugurou em Curitiba a primeira concessionária do Paraná e a terceira do Brasil da marca BYD, uma das líderes no mercado da China de veículos elétricos.
Voswinckel foi dirigente de diversas associações de marcas de veículos em São Paulo. Em 2016, ao deixar o conselho da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha , o empresário recebeu a Cruz da Ordem do Mérito do governo da Alemanha. A ordem é outorgada a cidadãos alemães e estrangeiros que se destacaram por seus extraordinários esforços nos campos da economia, política, social e religião.
Voswinckel presidiu a a Câmara Brasil-Alemanha de 1975 a 1981. Nesse período, o diretor da Servopa teve papel essencialna consolidação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao trazer delegações de grandes empresas alemãs para conhecer o projeto do bairro industrial, as quais boa parte ficou na capital.
O empresário deixa três filhas e seis netos. O velório será nesta terça-feira (26), das 10h às 17h no Memorial Luto de Curitiba. A família e o Grupo Servopa comunica que quem desejar prestar a última homenagem ao empresário pode fazer doações à entidade Lar Dona Vera no lugar de coroas de flores.
Dados
Banco Santander
Ag. 4403
C/C 13.00.00.254
CNPJ: 01234.649/0001-30
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast