Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Morre Joseph Galiano, o fundador da Apolar

Em sua jornada na capital paranaense, que inclui 16 anos como cônsul da França, Joseph Galiano foi uma das figuras mais ativas do mercado de imóveis da cidade. (Foto: arquivo pessoal) (Foto: )

Carol Nery, especial para a Gazeta do Povo

Morreu nesta quarta-feira (12), em Curitiba, o fundador da Apolar Imóveis, Joseph Galiano, aos 79 anos. Com históricos de acidente vascular cerebral e problemas de coração, ele estava com a saúde debilitada há alguns anos. A causa da morte não foi revelada. O velório começou às 13 horas na Capela Vaticano e às 16 horas um cortejo sairia em direção ao Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, para o sepultamento. Galiano deixa a mulher, Hélène Galiano, cinco filhos, nove netos e quatro bisnetos.

Nascido em 1939 em Oran, na Argélia (ainda um departamento francês), Galiano chegou ao Brasil em 1959, vindo do Marrocos (onde vivia desde os 12 anos) e instalou-se na capital paranaense com Hélène. Com formação superior em contabilidade, não tinha domínio da língua portuguesa e enfrentou algumas dificuldades no país. O primeiro emprego foi como limpador de peças e máquinas. Atuou ainda no ramo de vendas de equipamentos para escritórios por oito anos. Incentivado por amigos, proprietários da Imobiliária 2000, abriu um pequeno escritório da Apolar, no final de 1969, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba.

LEIA TAMBÉM: Há 30 anos na CIC, Peróxidos do Brasil investe R$ 22 milhões para ampliar produção

Em sua jornada na capital paranaense, que inclui 16 anos como cônsul da França, Galiano foi uma das figuras mais ativas do mercado de imóveis e grande incentivador do segmento. Ele foi um dos fundadores da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) e é visto pela instituição como um personagem fundamental. “Sem sombra de dúvidas, um protagonista para o desenvolvimento e valorização do mercado imobiliário do Paraná e para a fundação na nossa associação. Um exemplo de dedicação e persistência, que fez história e teve muitas conquistas”, afirma Jacirlei Soares Santos, presidente da entidade.

Galiano também participou da criação da Associação Paranaense dos Administradores de Imóveis (Apadi) e do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), do qual também foi diretor e vice-presidente. O atual presidente, Luiz Antonio Langer, relembra o título de “Comendador da Habitação”, distinção concedida pela entidade em 2015 a Galiano. “O Secovi-PR se orgulha de tê-lo entre os seus fundadores e pelos anos de compartilhamento de experiências em prol do mercado imobiliário.”

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP-PR), Gláucio Geara, entidade da qual Galiano foi conselheiros por vários períodos ao longo de 30 anos, destaca a visão inovadora do empresário, quando inseriu a Apolar no ramo das franquias em 1995, ainda algo restrito no ramo imobiliário. “Ele foi um empresário e empreendedor que sempre enxergou o futuro. Várias imobiliárias que nasceram na mesma época que a Apolar ficaram pelo caminho. E, junto a seus sucessores, ele soube entender as mudanças da economia brasileira e acompanhar essa evolução.”

De um pequeno escritório a mais de 100 lojas no PR e SC e conexões no exterior

Desde 1973, a Apolar tem como sede um imóvel no número 478 da Rua Conselheiro Laurindo, no Centro. Uma das maiores e de costume entre as mais lembradas imobiliárias do Paraná em pesquisas de opinião, a Apolar tem mais de 100 lojas no Paraná e em Santa Catarina. Em breve, a empresa terá escritório em São Paulo. Tem ainda conexão Real Estate em Miami, Orlando, Lisboa, Punta Del Est e Paris, e uma carteira de mais de 10 mil imóveis para locação e outros 5 mil para vendas.

LEIA TAMBÉM: Curitiba tem o menor estoque de apartamentos novos em 7 anos

Comandada oficialmente pelos filhos Daniel e Jean-Michel Galiano desde 2005, quando Galiano se afastou definitivamente do cargo de presidente da empresa por questões de saúde, a Apolar é referência em franquias no segmento imobiliário, sendo reconhecida desde 2013 pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) como destaque no segmento, além de dezenas de prêmios e reconhecimento nacional pelo modelo implantado há 23 anos.

A empresa, que completa 50 anos em 2019, movimenta R$ 50 milhões por mês com a venda de cerca de 280 imóveis, em média. A empresa promove a locação de uma média de 4,2 mil unidades ao ano e tem como meta o crescimento de 10% ao ano, revela o coordenador de expansão e assessor da diretoria, Derli Lessnau.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros