Ouça este conteúdo
Dia 18 de novembro de 2024 será um marco para a Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país. E também será um marco para a cidade de Curitiba. É nessa data que a expansão do ParkShoppingBarigüi será aberta ao público, com 75 novas operações de diversos segmentos e um centro médico com 25 diferentes especialidades.
“Essa é a maior obra de expansão que eu já fiz na Multiplan em 30 anos. Eu não me lembro de uma obra de expansão com esse vulto”, revelou à coluna Paraná S.A. o CEO da Multiplan, Eduardo Peres. “Esse é o maior investimento da Multiplan desde a inauguração do ParkJacarepaguá [em 2021, no Rio de Janeiro]”, complementa.
Os números da expansão chamam a atenção. O investimento foi de R$ 400 milhões para levantar 50 mil metros quadrados no terceiro andar do empreendimento. Agora são mais 15 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Só na obra são 1,6 mil pessoas trabalhando. Após o início da operação, serão 1,5 mil empregos a mais na operação do shopping — hoje 4 mil pessoas trabalham no ParkShoppingBarigüi — e 417 lojas, clínicas e espaços de serviços.
O tamanho do shopping, porém, não deslumbra o executivo da Multiplan. Segundo Peres, o objetivo não é pensar em tamanho. É sobre querer ser o melhor. “É melhor fazer bem feito, olhar para cada detalhe, escolher cada operação e operar o shopping da maneira correta”, conta. “Com a expansão, a cidade vai conhecer o que é a Multiplan hoje. Aqui está toda a nossa maneira de fazer e promover um shopping.”
Expansão é considerada um sucesso comercial
Comercialmente, a expansão é considerada um sucesso. Todos os espaços disponíveis foram vendidos — há apenas uma área técnica usada para a obra que será comercializada posteriormente — e as chaves foram entregues aos lojistas na última semana. Das 75 novas lojas, algumas são inéditas para o público curitibano, como a grife de moda feminina Chart e a alfaiataria masculina Oficina Reserva, além de marcas como Le Blog Store, Galeria Tricot, Paola da Vinci, Zapälla e Anselmi.
O estrelado chef Jun Sakamoto em sua versão casual no PkB, o Ninetto Trattoria que remete às tradicionais casas italianas e o gaúcho Roister Food & Beer Culture são restaurantes inéditos em Curitiba, no Park Gourmet que contará com 13 restaurantes, além de um bar de drinks com Ninnita Bar e uma nova versão do Ninna Cozinha, do grupo Obst.
Há também marcas conhecidas do público curitibano, como o Madero, que terá um restaurante de mais de 400 metros quadrados. Ele ficará ao lado do FunPark, um espaço infantil permanente, totalmente gratuito, com 425 metros quadrados.
Outras marcas que já confirmaram presença no novo piso são as clássicas e internacionais Boss, A|X Armani Exchange e Vilebrequin, além da Livraria da Vila, Torriton Beauty & Hair, Torriton Men, Trousseau, Paula Torres e Grama. Outra novidade no mix do shopping é a HotZone, que recebeu R$ 18 milhões de investimento em 1,5 mil metros quadrados, com uma montanha-russa e brinquedos de última geração.
No centro médico haverá uma nova unidade da Unimed Curitiba, além de clínicas como INC Imagem, IPO e um espaço do Spa Gaya Bem-estar.
Esse mix de operações, com lojas, restaurantes, clínicas e lazer é o que Peres considera o mais revolucionário na maneira de conceber uma operação de shopping. “Não acredito em um modelo de shopping só de varejo”, disse. Por isso o ParkShoppingBarigüi vem passando por mudanças ao longo dos anos, com mais opções de gastronomia e serviços, como um mercado, por exemplo. A expansão, para ele, confirma essa estratégia da Multiplan. “Quando você faz uma expansão é a hora de você ajustar e trazer aquelas atividades que estão faltando”, reforça.
Integração com a cidade e com o Parque Barigui
A expansão do ParkShoppingBarigüi não se limita ao terceiro andar. Ela vai além até mesmo dos portões do empreendimento. Isso porque a Multiplan, em parceria com a prefeitura de Curitiba, vai criar o Viva Barigui, um parque linear com 600 metros de extensão, ligando o Parque Barigui ao shopping por meio de caminhos e travessias para pedestres e ciclistas.
O projeto vai requalificar as margens do rio em uma área de mata nativa preservada. No espaço haverá áreas de convívio, ciclovias, bicicletários, equipamentos de ginástica ao ar livre, playground, parque pet, quadra poliesportiva, bancos e pergolados para descanso, uma passarela por entre as copas das árvores, mirante, espelhos d’água com fontes iluminadas e fonte seca interativa.
Para o executivo da Multiplan, o Viva Barigui é contribuição para Curitiba, uma forma de agradecer a cidade. É também o resumo de uma relação que começou em 2003, quando o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado. “Quando esse shopping nasceu, essa região mal existia”, lembra Peres. “Agora é um prazer poder proporcionar tudo que estamos proporcionando para a cidade. E é recíproco porque essa busca por mais espaço foi criada pela própria população. É uma relação muito prazerosa com a cidade”, contou.