Em 2023, a Neodent, empresa paranaense do setor de soluções odontológicas, registrou um aumento significativo em sua capacidade produtiva. Em comparação com 2018, o número de máquinas para a produção de implantes cresceu aproximadamente 165% em suas fábricas em Curitiba, o que garantiu um aumento de mais de 200% na produção anual de implantes.
Para acompanhar esse crescimento, o time de colaboradores também precisou ser ampliado. Atualmente, a empresa conta com quase 3 mil colaboradores, representando um crescimento de aproximadamente 100% na força de trabalho em menos de cinco anos.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“A nossa empresa cresce em ritmo acelerado, mas com sustentabilidade, atendendo às demandas nacionais e internacionais por implantes”, afirma o CEO da Neodent, Matthias Schupp. “Temos sempre o foco no cliente e pensamos em como impulsionar o trabalho de cada um deles, bem como criar soluções para desenvolver ainda mais a odontologia. A inovação e o pioneirismo estão em nosso DNA. São questões indissociáveis quando falamos em Neodent e que buscamos difundir sempre para os novos colaboradores da nossa companhia”, reforça o CEO.
Investimento em logística
Com produção concentrada em duas fábricas na Cidade Industrial de Curitiba, a empresa hoje consegue fazer com que seus produtos cheguem aos clientes em até 24 horas, dependendo da localidade. Isso permite que os dentistas tenham mais facilidades e uma melhor experiência em vários aspectos, como, por exemplo, não precisar contar com grandes estoques de implantes e outros componentes necessários para o dia a dia dos atendimentos em seus consultórios.
O caminho para essa estratégia passa por 17 filiais espalhadas por 13 estados do Brasil. A mais nova delas foi inaugurada em Belo Horizonte (MG), no final de fevereiro. Presente há 19 anos na cidade, a empresa investiu R$ 5,7 milhões em uma nova estrutura com 890 metros quadrados construídos.
“Com uma localização estratégica no coração do Brasil, a capital de Minas Gerais nos permitirá aprimorar nosso sistema logístico com um novo hub de distribuição de produtos para o estado mineiro e a região Norte do Brasil, otimizando e potencializando nossos serviços”, analisa o CEO da Neodent, Matthias Schupp. Os estados que passaram a ser atendidos pelo novo hub tiveram uma redução de 2 a 5 dias, dependendo da cidade, no prazo de entrega.
Além da loja para venda de produtos da marca, o local abriga um novo centro de distribuição, equipado com uma logística automatizada com a solução picking by light (que oferece otimização na performance da preparação de produtos), e um centro de treinamento, semelhante ao que existe em São Paulo.
“Juntamente com o Rio de Janeiro, Minas Gerais tem a segunda maior concentração de dentistas do Brasil, com 12% dos profissionais do país registrados e atuando no estado. Além disso, também é reconhecido pelo grande número de cursos de odontologia e pós-graduação em implantodontia, prótese e periodontia. Dessa forma, entendemos que oferecer treinamento de qualidade na região, com nossos produtos, é um investimento estratégico que reforça nosso foco no cliente”, define Matthias.
A nova filial de Belo Horizonte marca um crescimento de 42% em capilaridade ao longo dos últimos 10 anos. Em 2021, outro investimento de R$ 5 milhões garantiu a abertura de um novo showroom no coração de São Paulo e a formatação de um novo modelo de distribuição de produtos. A estratégia permitiu que, na parte logística, o espaço de armazenamento de mercadorias ganhasse uma área 115% maior - garantindo mais produtos a pronta entrega -, além de um aumento de 70% na equipe de entregas. Além das 17 filiais, a empresa conta com mais dois centros de distribuição - em Uberlândia (MG) e em Passo Fundo (RS).
“Nosso objetivo é transferir o que antes seria uma preocupação do cliente, como a retirada de produtos na loja ou treinamentos para uma utilização otimizada das novas tecnologias, para dentro do nosso escopo de trabalho, aumentando nossos serviços e dando ainda mais agilidade ao processo de fornecimento de produtos”, finaliza.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast