O Indicador de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) somou 43,8 pontos em março. O valor ficou 0,7 e 0,2 pontos acima do registrado em fevereiro (43,1) e em janeiro (43,6), respectivamente. Embora ainda na zona de pessimismo, abaixo dos 50 pontos - numa escala que vai até 100 -, o resultado aponta para uma melhor avaliação por parte dos entrevistados.
A pesquisa é feita mensalmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto a empresários do setor.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O que ainda tem influenciado o resultado é a avaliação do empresário em relação aos últimos seis meses, o chamado indicador de condições. Neste aspecto, a pontuação total foi de 38,6 pontos. Já o indicador de expectativas, que avalia o período futuro, está em 46,4 pontos, mais próximo da faixa de otimismo. Juntos, o índice de condições e de expectativas compõem o ICEI.
Segundo a analista da Assessoria Econômica e de Crédito da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mari Santos, nos últimos seis meses as condições da economia brasileira não contribuíram para uma melhor percepção do cenário por parte do empresário. “Taxa de juros elevada, a desaceleração da produção industrial e a continuidade da guerra na Ucrânia, somadas a uma previsão de menor crescimento na economia mundial em 2023, contribuíram com esta visão do industrial paranaense”, explica.
O ICEI geral sofreu uma maior influência no resultado por conta da reação positiva do indicador da construção civil, mais do que o da indústria de transformação. Este índice saiu de 51 pontos, em janeiro, para 51,9, em fevereiro. Agora em março fechou em 55 pontos, já na zona de otimismo. Já o indicador da indústria de transformação, ainda flutua na área de pessimismo, com 41,9 pontos no total.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião