A Gazeta do Povo lançou, em agosto, uma campanha de marketing inédita com tecnologia QR Code. Trata-se de uma ferramenta de acesso na qual os espectadores do anúncio podem apontar o celular para os monitores e, por meio do código 2D, são redirecionados para o portal online do jornal, instantaneamente.
O método de acesso já era usado pelo grupo GRPCOM, em seu canal televisivo, a RPC. No telejornal o QR Code é exibido na tela, como uma forma dos telespectadores usarem o celular para acessarem mais informações sobre sua região ou sobre a reportagem exibida. Esta é a primeira vez, no entanto, que o Grupo lança mão da tecnologia aplicada ao marketing, para uma campanha em nível nacional.
Para a coordenadora de linguagem e marketing de conteúdo da Gazeta do Povo, Sophia Su, sempre foi um desafio trazer o público dos anúncios imediatamente para o portal online do jornal. "A ideia da campanha com o código é usar a praticidade e facilidade do digital", explica.
"Teve uma época em que os QR Codes demandavam um leitor específico instalado no celular. Agora não. É raro o celular com câmera que não faça a leitura e entregue o destino", arremata.
Circulando há 15 dias, os códigos bidimensionais também estão sendo exibidos em monitores no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Como funciona a tecnologia?
Diferente do código de barras, o QR Code utiliza códigos com informações tanto no plano horizontal, como na vertical. Depois de escaneado pela câmera do celular, esse código é convertidos em uma informação de resposta rápida - daí o significado da sigla QD, do inglês "quick response". Essas informações podem ser textos, o endereço de um website, um número de telefone, e-mail, um contato telefônico ou até um comando de pagamento.
QR Code é destaque em outras campanhas
A aplicação de QR Codes nos setores de venda e marketing também são tendência em outras empresas paranaenses. A curitibana Esal Flores, por exemplo, anunciou nesta quinta-feira (5) o seu novo sistema de pagamentos usando os códigos 2D. Após realizar a compra em uma das lojas da rede, o cliente pode optar por fazer o pagamento dos produtos apenas mirando a câmera do celular para o QR Code gerado no caixa. A transferência dos fundos é feita automaticamente.
“A exemplo da China, onde as maquininhas de cartão estão quase extintas, a tendência é que cada vez mais estabelecimentos brasileiros adotem o QR Code como principal sistema de pagamento”, relata Bruno Esperança, diretor geral da Esalflores.
Outra gigante que anunciou testes com essa tecnologia foi a Vapza. A empresa alimentícia está colocando à prova, em terminais de ônibus e metrô, uma série de anúncios com a sua linha de produtos. Junto deles, um código bidimensional que pode ser escaneado pelo cliente e usado para acessar a loja virtual da empresa.
"O consumidor então, recebe o produto em casa", explica o diretor da empresa, Enrico Milani. "Nosso investimento em tecnologia não é apenas na linha de produção, passa pelo setor de marketing e vendas", completa. Neste sábado (7) o Paraná S/A publica uma entrevista completa com o executivo, falando sobre a nova fase da empresa, batizada de Vapza 360°.
*Colaborou Ana Clara Braga
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