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A NTT DATA Business Solutions, uma das maiores fornecedoras de soluções tecnológicas do mundo e cuja sede brasileira fica em Curitiba, projeta crescer entre 15 e 20% no mercado nacional em 2023.
Atualmente, a empresa está presente em 30 países e alcançou em 2021 um faturamento total de 1,2 bilhão de euros. No Brasil, ao menos uma nova aquisição será concluída em 2023 e outra está em negociação, investimento de aproximadamente 50 milhões de dólares nos próximos seis meses.
“A companhia planeja aumentar o número de clientes, expandir o portfólio de soluções, por meio de aquisições e fusões, além das novas possibilidades de negócios trazidas com a consolidação da operação global”, afirma o CEO da NTT Data Business Solutions, Ricardo Fachin.
Além das operações no mercado nacional, a NTT segue realizando aquisições nos principais mercados em que atua em âmbito global, sendo essa uma das estratégias para atingir o top 5. Em 2022, o grupo NTT adquiriu duas empresas: a americana My Supply Chain Group e a australiana Natuvion.
Mercado de TI no Brasil
Segundo Fachin, o mercado brasileiro é extremamente promissor. “No Brasil o mercado de TI cresce em um ritmo superior ao restante do mundo. Em 2022 nós registramos próximo de duas vezes o crescimento global.”
A explicação para isso, de acordo com o CEO, está no nível de maturidade tecnológica das empresas, que ainda registra defasagem se comparada aos outros países, principalmente aqueles mais desenvolvidos.
O cenário é impulsionado, principalmente, pela dinâmica das empresas para atender ao consumo brasileiro. “Somos grandes em termos de consumo, e para atender a demanda, as empresas investem em tecnologia para inovar e serem líderes em seus mercados”, explica Fachin. “Isso acontece em vários setores, como o agronegócio, varejo e manufaturas. Recentemente, o setor de serviços e financeiro despontou como um dos que mais investem em TI, o que mostra que a área ganha porte e precisa das nossas soluções para atender seus clientes”, completa.
Em adição a isso o Brasil também é um exportador de serviços de TI e o principal motivo disso é a localização geográfica. A proximidade de fuso horário para a América do Norte, por exemplo, torna o país competitivo e capaz de fazer entregas com preços e condições melhores do que os fornecedores da Ásia.
O cenário favorável para os negócios fez com que a NTT antecipasse o atingimento do marco de 1 mil empregados, o que está prestes a ocorrer – e isso sem contar com as novas aquisições.