Beatriz Pozzobon, especial para a Gazeta do Povo
A empresa curitibana Nutfree Alimentos Saudáveis conquistou aporte financeiro de R$ 600 mil no Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo exibido no canal Sony, que foi ao ar no início do mês. Após ser sabatinado pelos “tubarões” dos negócios durante duas horas, o casal de empreendedores, Débora Trinkaus e Renato Lima, conseguiu fechar parceria com o empresário João Appolinário, presidente, proprietário e fundador da Polishop.
O capital será utilizado para a ampliação da empresa, visto que a estrutura atual já não dá mais conta da demanda de pedidos. Dessa forma, o investimento irá para a estruturação de uma nova fábrica em Curitiba, com 600 m², bem superiores aos atuais 150 m², e para a abertura de uma fábrica em Santa Catarina. O estado é estratégico para a Nutfree por ser a região brasileira com o maior número de pessoas com algum tipo de intolerância alimentar. Além disso, a empresa já tem um contrato fechado com uma grande rede de supermercados catarinense.
LEIA TAMBÉM: Lei, incentivos e um pouco de marketing: como Curitiba quer recuperar seu DNA inovador
A empresária Débora Trinkaus, proprietária da Nutfree, afirma que ela e o marido são fãs do Shark Tank Brasil e, sem se planejarem muito, fizeram a inscrição para participar do programa. Uma semana depois, foram chamados para fazer parte da sabatina. A gravação do programa foi realizada em maio, mas um contrato de confidencialidade impedia que o casal divulgasse a parceria com o novo sócio antes de o programa ir ao ar.
“Ficamos sabendo da participação no reality em janeiro. Então, pudemos nos preparar bastante”, revela Débora. “O programa funciona como uma rodada de negócios e é de verdade mesmo. Os tubarões [investidores] não sabem nada da empresa e nos perguntam tudo. Eles não nos pouparam nenhum minuto. Faz parte da graça que os investidores só conheçam os produtos quando a gente entra no tanque”, acrescenta a empresária.
Da cozinha de casa para o tanque dos tubarões
Débora e Renato apresentaram aos investidores a linha de produtos saudáveis da Nutfree, composta por 30 itens, como pães integrais, 7 grãos, linhaça, pão de batata, bolos de chocolate, abacaxi, cenoura e fubá, torradas, panetone e chocotone. Este mês, a empresa lança um novo produto: o pão low carb, sem glúten, sem lactose e com baixo teor de carboidratos.
Todos os produtos da empresa não contêm glúten, lactose (açúcar do leite), caseína (proteína do leite) e soja. Alguns itens são veganos e não contém açúcar. No processo produtivo dos pães e bolos também não são adicionadas gorduras transgênica ou hidrogenada — utiliza-se gordura natural de palma.
LEIA TAMBÉM: Empresas paranaenses são as que têm maior lucro no Sul
Criada em 2015 na cozinha da casa do casal e com um investimento de R$ 1.500, a Nutfree quadruplicou sua receita em menos de quatro anos de operação. Pensada para atender o público celíaco, a empresa ampliou sua base de consumidores para todos aqueles interessados em uma alimentação saudável. Em 2017, a empresa vendeu mais de 70 mil unidades de seus produtos.
Com início no comércio de porta em porta, atualmente os produtos da Nutfree podem ser encontrados nas gôndolas de supermercados como Festval, Angeloni, Muffato e Condor, entre outros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de empórios, padarias e casas de produtos naturais. A empresa também possui um e-commerce que atende as demais regiões do Brasil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast