O Boticário investe nas redes sociais das próprias lojas para aumentar as vendas de perfumes e outros produtos. A marca, que pertence ao grupo de mesmo nome e que bateu recorde de R$ 18,1 bilhões de faturamento em 2021, descentralizou as postagens dos 500 franqueados.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
A estratégia da empresa com sede em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, é regionalizar as publicações para se aproximar ainda mais do consumidor. Assim, o Boticário quer ser tornar o maior e mais relevante hub de perfis digitais de beleza do Brasil.
“Essa descentralização é ainda mais necessária pelo tamanho do Brasil. Isso permite que cada franquia adapte sua página de acordo com a necessidade do consumidor de cada lugar”, explica em nota o diretor de Franquias do Grupo Boticário, Rafael Marconi.
Maior rede de franquias do Brasil, o Boticário tem mais de 1,6 mil páginas de lojas franqueadas nas mídias sociais. 90% têm ao menos uma página ativa nas redes. Só no Instagram, essas contas somam mais de 3 milhões de seguidores. O Boticário calcula que essas páginas já realizaram mais de 360 milhões de impactos regionais com conteúdos não só relativos a promoções e lançamentos, como também dicas de uso dos produtos.
Vendas, padrão e monitoramento
Segundo Marconi, as redes sociais dos franqueados são uma importante alavanca de negócio, impulsionando as vendas digitais. "Nosso papel é oferecer mais um canal, principalmente quando olhamos para live commerce e social selling. As lives, por exemplo, têm se tornando importantes uma importante frente de vendas, combinando conteúdo com atendimento humanizado e interativo no ambiente digital", argumenta o diretor de Franquias.
A estratégia de regionalização, porem, vai ser com padronização dos perfis e monitoramento do Boticário. O objetivo é evitar golpes e outros tipos de fraudes digitais com a marca. "Pensamos principalmente na segurança do consumidor final. Sabemos que há possibilidade de fraude e, por isso, acompanhamos a web para mitigar qualquer risco para nosso consumidor", explica a diretora de Maketing Franquias do grupo, Jacqueline Tobaru.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast